Mostra de artesanato reúne 17 artistas goianos na Assembleia Legislativa
Foi aberta, neste momento, a 1ª Exposição dos Grandes Mestres do Artesanato Goiano, na Assembleia Legislativa. A mostra é promovida pela Seção de Atividades Culturais da Casa em parceria com a Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SED).
Durante a cerimônia de abertura estiveram presentes o superintendente da Micro e Pequenas Empresas, Thiago Falbo; o gerente do Programa Artesanato Goiano, André Franco; a chefe da Seção de Atividades Culturais da Alego, Lousanne Rodrigues da Silva Paula e a artesã Fatinha Fibras e Fio.
A artesã Fatinha Fibras e Fios disse que expor na Casa Legislativa é uma satisfação. “É muito bom saber que a Assembleia abre as portas para o Artesão”. Ela é uma representante legitima da cultura popular de Goiás. A artista encontrou na palha de milho e nas fibras da bananeira a melhor expressão para sua arte, traduzindo em esculturas a iconografia folclórica e religiosa de seu povo. “Os elementos inspiradores para a criação de minhas peças são: buchas, cabaças, sementes, flores secas e outras matérias-primas do Cerrado, com suas tonalidades e texturas”, explica.
A exposição reúne 17 artesãos participantes de um programa coordenado pela Gerência de Artesanato da SED, o qual tem por objetivo valorizar o trabalho destes artistas em Goiás. Os artistas estarão representando 11 municípios goianos. A mostra conta com mais de 300 peças em cerâmica, fibra vegetal, areia colorida, cabaça, madeira e sucata.
As peças podem ser apreciadas pelos visitantes, servidores e comunidade em geral. Elas permanecem no saguão interno da Casa até sexta-feira, 2.