Projeto cria a “Semana de Conscientização sobre a doença do Lúpus”
O autor, Simeyzon Silveira (PSC), propõe na lei n° 3334/15 a Semana de conscientização sobre essa doença crônica em Goiás, a ser realizada na segunda semana do mês de maio de cada ano. A doença autoimune que atinge cerca de 40 a 150 em 100.000 pessoas, apesar de avanços notórios em seu tratamento, ainda é potencialmente grave e pouco conhecida.
No evento acontecerão palestras em simpósios e seminários, campanhas de divulgação sobre prevenção e diagnostico, e elaboração de parcerias e convênios com órgãos da área da saúde e a iniciativa privada. Além disso, o governo se dedica à ações burocráticas de facilitação do acesso do portador de lúpus aos órgão do poder judiciário e do poder executivo, visando proporcionar a melhora no encaminhamento de suas demandas e pedidos.
A doença, mais comum em jovens e mulheres, acomete pessoas entre 16 e 55 anos e tem sintomas e efeitos colaterais que afetam desde o físico ao psicológico no dia-a-dia do portador. Sendo assim, o objetivo é incentivar o debate e os estudos na área, tudo em benefício da melhora na qualidade de vida do paciente.