Projeto Emancipar
O Auditório da Faculdade Sul Americana – Fasam, situado na Br-153 em Goiânia foi palco para a abertura oficial do “Projeto Emancipar”, na manhã desta terça-feira, 13. O evento, de iniciativa da Fasam, em parceria com a Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo e da Secretaria de Assuntos Institucionais da Casa segue o modelo do Programa Politizar, realizado em 2013, pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em conjunto com o Poder Legislativo goiano.
Participaram da solenidade de abertura além do presidente da Assembleia, deputado Helio de Sousa (DEM), o diretor-geral da Fasam, professor Paulo Gonçalves de Castro; o diretor administrativo da Fasam, Italo de Oliveira; o diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, ex-deputado Frederico Nascimento; o diretor de negócios institucionais da Fasam, Celso Farias; a coordenadora do Projeto Emancipar na Fasam, professora, doutora Natália Canedo, além dos alunos de Direito, Comunicação Social e Administração.
Para a doutora Natália o Projeto é um trabalho de conscientização sobre o funcionamento da Assembleia. “Com ele queremos tirar aquele dogma de que a Assembleia é um lugar onde os políticos não trabalham”. Ela conta que os alunos estão com grande expectativa para os três dias de trabalho intenso na Casa de Leis. “Essa é a primeira vez que uma faculdade particular participa desse projeto”, salienta.
A aluna do quarto período do curso de Direito, Cláudia França, revelou que participar do Projeto que dá à ela oportunidade de conhecer de perto como funciona a Assembleia Legislativa é motivo de lisonja.
O presidente Hélio de Sousa se apresentou para os alunos e futuros parlamentares que participam do Projeto, como pessoa pública, como cidadão e como político e evidenciou que valores como ensinamentos dos pais são os princípios mais valiosos que uma pessoa pode ter.
Segundo o parlamentar não existe Poder mais importante que outro, porém, o Legislativo é o que determina as regras da Democracia e da República. “É o Poder mais aberto, o mais próximo da população. Por ser aberto, é o mais questionado e vocês terão oportunidade de conhecer a fundo esse poder, por isso esse Projeto Emancipar é tão importante”, destacou.
O Projeto Emancipar é um programa de formação política que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer as práticas e atividades do Legislativo. Durante os três dias de curso alunos assumirão papel de deputados, com assessores parlamentares e assessores de imprensa, poderão participar de debates, integrar comissões, apresentar projetos de lei e conhecer todas as atribuições de um deputado estadual.
Os alunos da Fasam terão a experiência como parlamentares na Casa nos dias 16, 17 e 19 de outubro.