Diego Sorgatto quer instituir semana de conscientização sobre a água
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado Diego Sorgatto (Rede), que institui no Estado a Semana de Conscientização Sobre o Uso Racional da Água, a ser realizada anualmente durante o mês de março, ocasião na qual é comemorado em 22 o Dia Mundial da Água.
“Com essa iniciativa, objetivamos conscientizar a população goiana sobre a necessidade da água e a importância da educação ao utilizarmos esse recurso, que embora abundante, pode tornar-se escasso. O que já tem se faz uma preocupação mundial”, frisa o parlamentar.
Segundo ele, embora nosso planeta seja formado por dois terços de água, desses apenas 1% é água potável, a outra parte trata-se de água salgada ou encontra-se em geleiras. "Infelizmente, devido ao uso inconsciente e sem planejamento, a água da qual dispomos tem se tornado escassa para muitos em todo o mundo. Grande parte das águas de rios e lagos foi contaminada e sofrem a degradação provocada pela poluição e o desperdício.”
Lembra ainda Diego Sorgatto que, no mundo todo estima-se que 3 bilhões de pessoas enfrentem problemas com abastecimento de água, o que infelizmente tende a piorar caso nada seja feito no sentido de proteger e preservar os recursos dos quais ainda dispomos.
"No Brasil está contido 12% de toda água doce do planeta, no entanto essa é desigualmente distribuída, sendo que 72% está na região amazônica, 16% no Centro-Oeste, 8% no Sul e Sudeste e 4º no Nordeste. Embora em abundância, não sabemos usar a água de forma racional, pois 37% dela após tratada, ainda assim é desperdiçada. Faz-se necessário que desenvolvamos uma nova cultura em relação a esse bem tão essencial”, diz Sorgatto.
Para o deputado, é indispensável assegurarmos que a água, recursos natural essencial à vida e ao desenvolvimento sustentável, possa ser ofertada, controlada e utilizada, dentro de padrões de qualidade e sem quantidades satisfatórias, a fim de resguardar a nossa geração e as gerações futuras seu uso. "Planejar e administrar a oferta de água, seu uso, sua conservação, proteção e preservação dos recursos hídricos de forma integrada, é primordial.”
O deputado conclui sua justificativa dizendo que esse projeto pretende trabalhar, através da educação, uma maior conscientização sobre a necessidade do uso racional, equilibrado e sustentável da água. Durante a Semana de Conscientização sobre o Uso Racional da Água, serão discutidos em escolas e secretarias estaduais temas relevantes e propostas de ações a serem implementadas em âmbito estadual.