Doação de sangue
A unidade móvel do Hemocentro está estacionada em frente à Assembleia Legislativa de Goiás e recebendo os doadores de sangue na manhã desta quarta-feira, 24. O Legislativo goiano está realizando a campanha pela quarta vez. A iniciativa é da Mesa Diretora da Casa, Diretoria Geral, Secretaria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social.
O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (DEM), disse que espera para esta quarta edição um número superior ao da última etapa da Campanha, que atingiu 91 coletas no total. "A expectativa é sempre positiva e aguardamos mais doadores para o periodo da tarde".
Para a representante do Hemocentro da capital, a médica hematologista Francielle B.M. Cândido, a doação é um ato de amor e de vontade de ajudar o próximo. “Esse gesto pode salvar muitas vidas.”
A hematologista informou ainda que o Hemocentro está sempre precisando de estoque grande para atender os hospitais. “O histórico de doações na Assembleia é sempre positivo. A mobilização que a Casa faz é muito importante para um resultado satisfatório de coletas”, conclui Francielle Cândido.
Para ser um doador é necessário preencher alguns requisitos, como ter entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50 kg; não estar em jejum; ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação; evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não fumar pelo menos duas horas antes da doação. O doador deve portar documento de identificação pessoal para preenchimento da ficha cadastral.
A unidade móvel do Hemocentro estará disponível na Assembleia até as 16 horas desta quarta-feira, 24.