Fórum Brasil Central
Os governadores dos Estados que compõem o Centro-Oeste brasileiro se reunirão nessa sexta-feira, 4, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, para a realização do Fórum Brasil Central. O encontro também será prestigiado pelos governadores do Amazonas, do Maranhão e de Rondônia.
A presidência do Fórum, escolhido em novembro último, cabe ao governador Marconi Perillo (PSDB). A Assembleia Legislativa integra o fórum, tendo como representante o seu presidente, deputado Helio de Sousa (DEM).
Os chefes de Estado, acompanhados de secretários e de outras autoridades, discutirão estratégias para o desenvolvimento regional, guiados pelos temas: logística entre as regiões Centro-Oeste e Norte; economia solidária; taxas de juros e o impacto nos estados; indicadores econômicos; oportunidade de financiamentos.
O evento está marcado para começar às 8 horas da manhã, com uma coletiva de imprensa com os governadores Marconi Perillo (Goiás), Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal), Pedro Taques (Mato Grosso), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) , Confúcio Moura (Rondônia), Marcelo Miranda (Tocantins), José Melo (Amazonas), Flávio Dino (Maranhão) e com Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As atividades devem ser encerradas no fim do dia, em Brasília. Após reunião na capital goiana, todos devem se dirigir ao Palácio do Planalto para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Marcada para as 15 horas, a reunião tem como tema a reforma fiscal e o alongamento da dívida do ICMS.
Esta é a 6ª reunião do Fórum. A última aconteceu em Brasília no dia 10 de novembro.
O presidente da Assembleia, Helio de Sousa, disse no encerramento da última reunião, ocorrida em Brasília, que estes encontros promovidos pelo Fórum dos Governadores do Brasil Central têm traduzido a realidade pela qual o país atravessa e indicam os melhores caminhos a serem seguidos.