Terça Cultural
Foram abertas na Assembleia, nesta terça-feira, 8, às 14 horas, duas exposições. A primeira foi idealizada pelo artista plástico Auriovane D'avila. A mostra, trazida pela Seção de Atividades Culturais em função da proximidade da Semana Santa, recebeu o nome de Sacrifício por retratar as 14 estações da via-crúcis, lembrando o sofrimento de Cristo rumo ao calvário. As obras, que são feitas de areia sobre duratex, possuem 50x70 de dimensão.
O artista explicou que há dois anos começou a elaborar a série. Ele recebeu um pedido de um fazendeiro de Tocantins, e a partir daí se empenhou em produzir o material. “ O intuito era colocar as 14 estações na capela que o empresário havia construído. A técnica de areia exige um certo tempo para execução e em cada mês eu entregava uma tela pra ele”, conta.
Auriovane D'avila é professor de artes plásticas e lecionou durante seis anos na Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, na cidade de Goiás. Trabalhou como oficineiro na IFG-GO e na UEG-GO. “Comecei pintar quadros aos 12 anos de idade, com o objetivo de buscar novos desafios e me dediquei desde o ano 2000 a técnica de areia”, disse.
“O Projeto Terça Cultural é muito importante, pois é válido cada espaço dedicado a Cultura. O Projeto traduz tudo aquilo que os artistas anseiam, ou seja, um espaço para apresentar aquilo que eles fazem de melhor. A Assembleia está de parabéns por esta iniciativa”, conclui.
Orquídeas de Piracanjuba
A segunda exposição é oportuna pelo Dia Internacional da Mulher. O empresário Eduardo Mendonça trouxe para a Casa Legislativa uma mostra de orquídeas. Há 15 anos se dedica ao ramo e expõe na tradicional mostra de Piracanjuba. Ao todo são 20 espécies, totalizando 300 plantas ornamentais que poderão ser apreciadas por servidores e visitantes.
“O espaço cedido pela Assembleia Legislativa é uma vitrine importante para exposição, principalmente pela quantidade de funcionárias que trabalham na Alego”, ressalta.
O piracanjubense conta que estava estressado e a partir do momento que passou a trabalhar com orquídeas os sintomas desapareceram. “Trabalhar com orquídeas é algo gratificante e relaxante”. Eduardo Mendonça convidou os servidores da Casa para participarem, amanhã, 9, às 16h, do curso prático de como cuidar de orquídeas.
Durante a abertura das exposições, o presidente deste Poder, deputado Helio de Sousa(DEM), parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres. “Esta é uma homenagem e também um reconhecimento por tudo que vocês, mulheres, representam em nossas vidas. A Assembleia Legislativa, por meio da assessoria cultural, tem aberto esta Casa a artistas, com o objetivo de exporem seus trabalhos”, destaca.
Na ocasião o presidente parabenizou o artista Auriovane D'avila pela exposição apresentada. “O sofrimento que Jesus passou em vida está aqui bem delineado por Auriovane. Este é um trabalho ímpar e terá sempre nosso reconhecimento. Eu quero em nome da Assembleia Legislativa agradece-lo por esta oportunidade e parceria. É muito gratificante para todos nós. Pois, as telas nos fazem refletir que Jesus foi um exemplo de fé, determinação e esperança, e isso nos dá a consciência que existe algo superior”, explica.
As mostras permanecem no saguão interno da Casa até o dia 11 deste mês.