Eliane Pinheiro lembra luta da mulher por mais espaço na sociedade
Ao discursar durante a sessão solene desta terça-feira, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a deputada Eliane Pinheiro (PMN) iniciou sua fala se referindo ao atual momento da mulher na conquista por espaço.
Segundo ela, sempre com garra e perseverança, lembrando de cada caminho e luta travada pelas mulheres, a exemplo de Berenice Teixeira Artiaga, a primeira mulher eleita como deputada estadual em Goiás, no ano de 1951, durante a segunda legislatura da Assembleia.
“Acredito que a caminhada até aqui não tenha sido fácil para nenhuma de vocês, mas hoje somos todas cidadãs vitoriosas que, mesmo com a discriminação de gênero, ganhamos nosso local de destaque na política, na economia e na cultura do nosso país a partir da nossa dedicação e amor ao nosso trabalho”, disse Eliane.
Eliane diz acreditar que a capacitação, meritocracia e o esforço devem prevalecer à frente de gênero, raça, condição social, opção sexual ou religião. E foram pessoas que compartilham desses mesmos valores que foram escolhidas para serem homenageadas com a Comenda.
Por fim, frisou que são mulheres como essas que modificam a realidade do Estado através de ações sociais e engajamento político, por isso são merecedoras da medalha. E concluiu citando uma frase da escritora Simone de Beauvoir que diz: ‘É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem. Somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta’.