PMDB colhe assinaturas para criar CPI para investigar suposto cartel no leite
Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado José Nelto anunciou nesta quinta-feira, 10, a coleta de assinaturas para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a existência de um possível cartel na indústria do leite em Goiás. O requerimento, segundo ele, será apresentado na sessão de hoje, às 15 horas.
José Nelto antecipa alguns dados e questionamentos para justificar a investigação. Segundo ele, o preço do produto industrializado é combinado entre as grandes indústrias, a exemplo do valor pago aos fazendeiros. “Hoje – destaca -, o produtor recebe entre 75 centavos e 1 real pelo litro de leite. Após passar pela usina de processamento, o produto é comercializado por até 3 reais. É por isso que o Estado de Goiás perdeu a condição de segunda maior bacia leiteira e figura hoje como quarto colocado.”
Para o deputado, a indústria do leite está sendo beneficiada também com um imposto bem abaixo do mercado, de apenas 3% de ICMS, mas não oferece nenhum benefício de contrapartida. “Muito pelo contrário, o que existe é um cartel bastante forte, igual ao cartel dos combustíveis.”