Lucas Calil fala de sua participação no Fórum Goiânia 2020, na manhã desta quinta-feira
Em discurso na tribuna durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 10, o deputado Lucas Calil (PSL) contou de sua participação, na manhã desta quinta-feira, 10, na sexta edição do Fórum Goiânia 2020 – A Cidade que Queremos. O evento foi realizado no Cinema Lumière, no Shopping Bougainville, com propostas de diferentes personalidades para um 2020 melhor para a capital goiana.
Lucas parabenizou a organização da conferência e disse que sua realização foi oportuna, devido ao período de eleições municipais que se aproxima, onde a discussão de propostas para melhorias na cidade são necessárias. Ele também destacou a presença de personalidades, como o professor Lúcio Flávio, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública José Eliton (PSDB) e do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB).
O parlamentar ressaltou que um assunto foi unânime durante o debate: que o Pacto Federativo precisa ser revisto. Lucas considera a divisão errônea, onde cerca de 70% destes recursos ficam concentrados na União, cabendo aos Estados e municípios receita inferior a 30%. Ele enfatizou que esta divisão do orçamento interfere diretamente na gestão dos Estados, o que acaba gerando problemas difíceis de serem solucionadas, como é o caso da segurança pública, que em muitos lugares se encontra em situação vulnerável.
Lucas também apresentou números da Segurança Pública no Estado de Goiás desde que o vice-governador José Eliton está à frente da pasta. Ele citou, por exemplo, a redução de 40% de crimes de homicídio e o anúncio, feito pelo governador Marconi Perillo (PSDB), de concurso público para 2.500 vagas para a Polícia Militar e 500 para a Polícia Civil.