Júlio da Retífica defende revisão do Pacto Federativo para reduzir problemas dos estados
O deputado Júlio da Retífica (PSDB) utilizou a tribuna durante Pequeno Expediente da sessão ordinária desta quinta-feira, 10, para lembrar aos colegas de oposição que apresentaram críticas à administração estadual durante as atividades do Plenário, que os problemas no Estado de Goiás existem, mas que o governador Marconi Perillo (PSDB) vem tomando providências para solucioná-los.
Na perspectiva do parlamentar, problemáticas envolvendo a gestão pública estadual acontecem não só em Goiás, mas também nos outros estados, como o Rio de Janeiro, que, segundo ele, tem tido um sistema de Saúde em situação de falência.
Para Júlio, o problema é, também, fruto de uma causa que precisa ser resolvida: a redistribuição da arrecadação de impostos e atribuições entre as esferas federal, estadual e municipal ou seja, o Federalismo Fiscal (Pacto Federativo). Ele expressa a sua insatisfação com a divisão dos recursos, onde cerca de 70% deles ficam concentrados na União, cabendo aos Estados e municípios receita inferior a 30%.
Quanto aos problemas de Segurança Pública no Estado de Goiás, Júlio ressaltou que providências já estão sendo tomadas pelo Governo do Estado e que não tem dúvidas de que, em breve, os índices de crimes serão melhorados em favor da população goiana.