Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição Agropecuária é aprovada como patrimônio histórico e cultural goiano

10 de Março de 2016 às 17:13

A sessão ordinária dessa quinta-feira, 10, durante a Ordem do Dia, aprovou em segunda fase de discussão e votação, o projeto nº 903/12, de autoria do deputado Francisco Jr (PSD). O processo, que agora será sancionado pela Governadoria, dispõe sobre o registro da Exposição Agropecuária de Goiás como patrimônio histórico e cultural goiano.

Segundo Francisco Jr, trata-se de uma tradicional e peculiar exposição agropecuária, diferente das demais realizadas no Brasil. O parlamentar reitera que a Exposição, que se realiza anualmente no mês de maio, além de apresentar animais e promover leilões de gado, é aberta ao público, registrando a presença de mais de 650 mil pessoas a cada mostra.

“Se trata de uma festa tradicional, por onde desfilam moças e rapazes vestidos a caráter, com botas, calças e lenços, que compõem o figurino das pessoas, inclusive crianças, o que contribuiu para criar uma identidade rural. A exposição procura mostrar as raízes goianas” defendeu.

Francisco lembrou ainda, que graças a Exposição, foi criada a Alameda Agrocultural, que ocupa um extenso espaço, em que os frequentadores podem saborear comidas típicas goianas e conhecer e ouvir de perto cantores e compositores do Estado. Além disso, no parque de exposição está instalado o Museu Agropecuário, onde os visitantes podem memorar o passado da vida no meio rural.

“Mais de vinte mil jovens estudantes visitam anualmente a exposição e tomam conhecimento da importância econômica e social da pecuária no Estado. O lazer também compõe o cenário dessa mostra, que atrai gente do Brasil inteiro para a exposição de animais dos mais elevado pedigree, nos vários leilões de que são realizados. A Exposição Agropecuária de Goiás está, portanto, incorporada ao sentimento e a cultura goiana, e por isso, o seu registro como patrimônio histórico e cultural do nosso Estado” reforça o texto do projeto.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.