Comissão da Saúde visita na 4ª-feira, 16, laboratório que fará exames de zika em Goiás
Presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás visita nesta quarta-feira, 16, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que a partir deste mês está apto a fazer exames para diagnóstico de zika e chikungunya.
A expectativa é de que o tempo de espera para os resultados reduza de cerca de 30 para 7 dias. Atualmente, as amostras de sangue colhidas no Estado para diagnóstico de zika são enviadas pelo Lacen-GO para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Já os casos suspeitos de chikungunya são encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, por isso, o resultado demorava.
O Ministério da Saúde enviou os insumos para o laboratório com o objetivo de descentralizar os diagnósticos dessas doenças. Durante o mês de fevereiro, o laboratório recebeu o material para a realização dos testes. A unidade foi estruturada tecnicamente com equipamentos de alta tecnologia e também houve a capacitação de profissionais para realizar os novos exames.
Para falar do assunto, a coordenadora-geral do Laboratório de Virologia do Lacen, Maria Bárbara Helou, receberá a Comissão e equipes da TV Assembleia e Portal Assembleia, afim de dar mais detalhes sobre o assunto. O encontro está agendado para as 9 horas, na sede do Lacen, Av. Contorno, 3556 – Jardim Bela Vista.