Novas filiações
O PSDB ganhou nesta semana mais dois deputados na Assembleia Legislativa. Filiaram-se ao partido o presidente da Casa, Helio de Sousa (que há mais de 30 anos foi filiado ao DEM, antes PFL) e o deputado Talles Barreto, eleito no último pleito pelo PTB.
“Não sei se larguei o partido ou se foi o partido (DEM) que me largou”, disse Helio de Sousa, em entrevista à imprensa na sessão plenária desta terça-feira. Ele alegou que teve de sair porque o Democratas a cada dia se aproxima mais do PMDB. “Saí por uma questão de coerência. Seria constrangedor e ruim para a minha personalidade política ter de conviver com aqueles que historicamente foram meus adversários”, argumentou.
O presidente da Assembleia ressaltou que não gostaria de estar vivenciando este momento, de estar saindo do DEM pelos motivos que elencou acima. Ele lembrou que foi um dos criadores do DEM e que na sigla foi duas vezes prefeito, cinco vezes deputado estadual, além de ter participado de várias eleições defendendo outros nomes do partido para diversos cargos eletivos. “Agradeço ao DEM que me acolheu por estes 30 anos, mas infelizmente o partido nos últimos 12 anos veio perdendo grandes nomes, notadamente nestes dois, três últimos anos. Entretanto não é isto que me faz sair do partido, mas como eu disse, minha sáida se dá em razão da aproximação do DEM ao PMDB e até ao PT”, reforçou.
Quanto à opção pelo PSDB, Helio de Sousa disse que esta se deu de forma natural, na medida em que é crescente o número de pessoas do seu agrupamento político no ninho tucano. “Busquei estar junto das pessoas que me dão respaldo político, principalmente prefeitos, e grande parte destes estão no PSDB”, explicou, citando como exemplo o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, Edmar Bananeira de Santa Rita do Novo Destino, Doutor Marcelo, de Damolândia, Vandeilson, de Amaralina, Marco Aurélio, de Buriti Alegre, e o ex-prefeito de Rialma, Evaldo José, entre outros.
“Já me sinto aninhado no ninho tucano e agora é começar uma nova carreira política como um soldado no PSDB”, concluiu.
TAMBÉM TUCANO
De igual maneira, o deputado estadual ex-petebista Talles Barreto anunciou na tarde desta terça-feira, 15, à imprensa sua filiação ao PSDB.
Barreto disse que tem um bom relacionamento com o governador Marconi Perillo e com o vice-governandor José Eliton, ambos do PSDB, e que por isso sente-se à vontade no ninho tucano.
“Além do mais, agora no PSDB, podemos sonhar com novos voos, que fazem parte do processo político”, declarou.
Com as filiações dos deputados estaduais Helio de Sousa e Talles Barreto ao PSDB o partido consolida-se como maior bancada na Casa, agora com 10 integrantes.