Visita no Lacen-GO
Na manhã desta quarta-feira, 16, a Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), realizou visita técnica no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). O objetivo principal foi constatar in loco os exames para diagnóstico de zika, que começaram a ser feitos na segunda-feira, 14.
Gustavo Sebba foi recebido pela diretora geral, Maria Bárbara Helou Rodrigues; pelo diretor administrativo, Marcos Vinícius Milki; e pelo coordenador do laboratório de virologia, Vinícius Lemos da Silva. Depois de uma conversa aberta com os três representantes do Lacen-GO, onde o parlamentar se inteirou dos trabalhos realizados, foi iniciada a visita a cada seção do laboratório.
O deputado Gustavo Sebba, que é médico e trabalhou no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que funciona ao lado do Lacen-GO, gostou bastante do que viu, principalmente de saber que, apesar da crise na saúde, o laboratório tem conseguido avançar, inclusive já está realizando os testes para detecção do vírus da zika. Também ouviu da direção do laboratório que, com as adequações que estão sendo feitas, todas as demandas serão devidamente atendidas. Hoje, os atendimentos de gestantes e recém-nascidos são priorizados, como também dos casos graves.
Gustavo Sebba constatou a realização de exames para diagnóstico de chikungunya e zika, haja vista que o Lacen-GO recebeu do Ministério da Saúde insumos para realização de testes de PCR (biologia molecular) para as duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O deputado ficou feliz em saber que os trabalhos para desenvolver vacina contra o zika vírus, haja vista que o imunizante será desenvolvido por cientistas brasileiros, está avançando. “Com a detecção do vírus aqui em Goiânia, o atendimento de casos graves vai melhorar significativamente”.
O representante do Legislativo estadual recebeu informações sobre o trabalho realizado pelo Lacen-GO de modo geral, inclusive sobre a estrutura, com equipamentos de mais de R$ 1 milhão, ao exemplo de alguns freezers, para a implantação das metodologias necessárias para a identificação simultânea de chikunguya e zika vírus em associação com o diagnóstico diferencial para dengue. "Ficamos felizes em saber sobre a questão da priorização de testes para mulheres grávidas com sintomas do vírus zika, gestantes com bebê microcefálico e recém-nascidos com suspeitas de microcefalia, inclusive de possíveis casos graves”, sintetizou o deputado.
O deputado percorreu cada seção do Lacen-GO e ouviu atentamente as informações de cada técnico, ao exemplo do biólogo Marcelo Santalucia, coordenador de Endomologia, que falou, inclusive, como são conseguidos os escorpiões para testes. Também soube que ali são feitos exames de toxicologia em alimentos, aos exemplos do morango e pimentão, que estão entre os campeões de agrotóxicos. Também conheceu de perto a seção de Biologia Molecular, que realiza exames de HIV, Rubéola, Sarampo, Influenza, entre outros.
Os representantes do Lacen-GO, notadamente a diretora Maria Bárbara, fizeram avaliação positiva da visita de Gustavo Sebba, inclusive discutiram sobre como conseguir recursos financeiros para agilizar as obras de adequação do laboratório. O deputado se colocou à disposição não apenas nesse sentido, mas, também, de buscar melhorar a legislação para o setor. Também colocou a estrutura da Comissão de Saúde e Promoção Social à disposição dos mesmos.
O Lacen-GO integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), que é composto por unidades da União, Estados, Distrito Federal e municípios e coordenado pela Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde.