Assembleia firma convênio para implantação de TV Legislativa em Rio Verde
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (DEM), assinou na manhã desta quarta-feira, 16, um convênio de cooperação técnica entre o Legislativo Goiano, a Câmara dos Deputados e a Câmara Municipal de Rio Verde para a implantação de mais uma TV Legislativa do Estado no sistema de transmissão de TV digital. Trata-se da segunda parceria firmada pela Casa – a primeira foi com o parlamento de Jataí, assinado em fevereiro passado – de um total de 20 afiliadas previstas.
A TV Assembleia da Capital é a primeira legislativa em Goiás e será a coordenadora da Rede Estadual Legislativa. O convênio foi assinado no Gabinete da Presidência. Além de Helio de Sousa, participaram da solenidade o deputado Lissauer Vieira (PSB), o presidente da Câmara de Rio Verde, Iran Mendonça Cabral, o Diretor Administrativo da Assembleia, Joel Sant’Anna Braga, e outras autoridades.
Helio de Sousa disse que a iniciativa de firmar convênios com as Câmaras Municipais vai permitir que sessões plenárias cheguem a 80% da população goiana. De acordo com ele, o acesso às atividades parlamentares vai permitir que as pessoas conheçam de perto o trabalho de seus deputados e vereadores.
“Esperamos chegar a 20 afiliadas em breve, nos maiores municípios goianos, cobrindo o equivalente a 80% da população do Estado. Acredito que a transmissão por TV das atividades legislativas vai, com certeza, valorizar o Parlamento ao mesmo tempo em que essa transparência reforça a credibilidade do Poder Legislativo goiano, seja estadual, seja municipal”, afirmou Helio de Sousa.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Verde, Iran Mendonça Cabral, disse que o convênio é muito importante para democratizar o acesso às atividades promovidas pelos deputados e vereadores. Para ele, quando o acordo estiver em pleno funcionamento, a expectativa é alcançar pelo menos uma audiência média de 50 mil goianos.
“Hoje, transmitimos pela internet as sessões plenárias da Câmara (Municipal de Rio Verde). Temos uma audiência atualmente na casa de 4 mil pessoas. Espero que possamos alcançar uma quantidade maior de lares, o que vai reforçar a proximidade do Legislativo com a sociedade”, afirmou Iran Cabral.
O diretor Joel Sant’Anna Braga reforçou o coro de que o convênio vai permitir às pessoas o acesso aos trabalhos realizados pelos membros do Poder Legislativo. De acordo com ele, há uma boa articulação entre os Legislativos para ampliar o alcance da TV Assembleia no Estado. “É importante mostrar para a população o cotidiano de vereadores e deputados.”