Servidor pode esclarecer dúvidas e agendar participação em palestras sobre saúde bucal
Por meio da Seção de Odontologia, a Divisão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa promove a campanha “Saúde bucal depende de você”. No saguão principal da Casa, seis odontólogos, uma fonodióloga e uma nutricionista estão de plantão no estande durante o evento, distribuindo folders informativos, brindes e respondendo a perguntas.
A chefe da Seção de Odontologia, Mara Porfírio, explica que a estratégia da campanha é chamar a atenção para os problemas bucais e oferecer informações sobre como preveni-los. “Na saúde bucal, a higienização é suficiente para garantir índice zero de doenças periodontais.”
Mara aproveitou ainda para divulgar o trabalho e a forma de agendamento para tratamento na Seção de Odontologia da Casa. Ela explicou que servidores efetivos, comissionados e seus dependentes podem fazer inscrição na primeira terça-feira de todo mês. Lembra que há vagas nos períodos matutino e vespertino, limitadas para tratamentos clínicos, resinas simples, retirada de cáries, profilaxia e trabalhos estéticos.
A periodontista Fernanda Jardim divulgou a seção de palestras sobre Prevenção e Saúde Bucal que vão acontecer todas as terças (tarde), quartas (manhã) e quintas-feiras (dia todo) do mês de junho. Os interessados podem agendar seu horário de participação, sendo que no período da manhã os horários disponibilizados são às 8h30 e também às 10 horas e o período da tarde disponibiliza os horários das 14h30 e às 16 horas. Após as palestras o servidor poderá agendar uma seção de profilaxia.
Em conjunto com a Seção de Odontologia, a fonoaudióloga Evelin Cândido Ferreira explicou a importância de trabalhar uma boa mastigação e deglutição dos alimentos para se obter não apenas uma boa saúde bucal, mas promover, também, uma saúde geral adequada.
“Infelizmente, com a pressa de uma vida agitada, nós nos esquecemos de mastigar corretamente os alimentos. É preciso levar pelo menos 30 minutos mastigando nas refeições, como o almoço e o jantar”, ensina Evelin Cândido.
Além dessas especialidades, a nutricionista Andressa Lobianco falou sobre a forma de proteção dentária por meio de uma alimentação saudável. “O correto é evitar a ingestão de açúcar, que provoca a queda do pH que causa a desmineralização da superfície dentária, aumentando o risco de cárie”, esclareceu.
A nutricionista ainda relatou que a ingestão de alimentos ricos em fibras auxilia a retirar as impurezas da boca, pois a arcada dentária realiza um esforço maior para mastigar alimentos fibrosos, o que proporciona melhor limpeza. “Além disso, deve-se incluir a vitamina C nas refeições diárias pois protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização.”
O evento teve início às 8h30 com encerramento previsto para as 11h30. No período da tarde, será das 14 às 17 horas.