Mané de Oliveira alerta para o risco de assoreamento do Rio Araguaia
O deputado Mané de Oliveira (PSDB) abriu os trabalhos no Pequeno Expediente desta quinta-feira, 9. Ao subir à tribuna, relatou que não há quase nada para se comemorar nesta semana dedicada ao meio ambiente.
O tucano fez referência ao projeto de iniciativa do deputado Lucas Calil (PSL), que regulamenta a pesca em Goiás, chamada de "Lei da Cota Zero”, já aprovada pela Assembleia. Mané disse que se trata de um bom projeto, mas salientou que o problema do Rio Araguaia, por exemplo, não se limita à questão de preservação da fauna. "Peixe não vive sem água, e se continuar assim, daqui a 30 a 40 anos, não existirá o Rio Araguaia”, alertou.
Mané adiantou que irá apresentar um projeto de lei para que o Estado coloque nos postos da Polícia Rodoviária Estadual pelo menos dois fiscais em cada um deles, como forma de aumentar a fiscalização em relação a pesca.
O parlamentar prevê que, se aprovado sua PL, ocorrerá um aumento de 50% no valor de punições leves e de 100% do que já é cobrado, em relação às penas pesadas.
Mané ponderou que talvez ele não sofra tanto com a degradação do Rio Araguaia, mas que os seus netos certamente vão acabar sofrendo "com a perda desse rio tão importante para o Estado".