Lucas Calil prega conscientização da necessidade de proteção da fauna aquática
O deputado Lucas Calil (PSL) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente dessa quinta-feira, 09, para esclarecer sobre o projeto, de sua autoria, que renovou a Lei do Cota Zero, que trata da pesca, aquicultura e proteção da fauna aquática nos rios em Goiás. O projeto foi citado no discurso anterior pelo deputado tucano, Mané de Oliveira. Lucas lembrou que se trata de uma lei pioneira em Goiás, quando o assunto é meio ambiente.
“É o primeiro Estado a aprovar esse tipo de projeto, ainda mais por unanimidade. De fato existe um déficit muito grande de fiscalização dos nossos rios e é difícil cumprir uma lei que proíbe o transporte de peixe, sem essa fiscalização. É preciso preservar nossa fauna aquática e conscientizar a população dessa necessidade”, reforçou Lucas.
O parlamentar aproveitou ainda para contar que, após a aprovação da lei, a população ribeirinha e donos de pousadas que ficam às margens do Rio Araguaia, aprenderem que o peixe dentro do rio tem mais valor que fora dele. “Esse projeto ajudou até a impulsionar o turismo e a economia da região. Agora queremos elaborar um projeto para conscientizar os pescadores a tirarem sua licença estadual de pesca e ainda criar um fundo de proteção à fauna aquática e para isso, peço a ajuda de todos”, requisitou.