Ícone alego digital Ícone alego digital

INCLUSÃO SOCIAL

10 de Junho de 2016 às 10:31
Crédito: Carlos Costa
 INCLUSÃO SOCIAL
Homenagem aos líderes que lutam pela inclusão social das pessoas com deficiência
Sessão especial homenageia líderes da inclusão das pessoas com deficiência. Iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu nesta manhã de sexta-feira, 10, sessão especial em homenagem as pessoas que lideram os trabalhos de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa foi da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e teve o objetivo de homenagear 35 personalidades, líderes da inclusão das pessoas com deficiência, com o certificado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.

Em seu discurso de abertura, a parlamentar afirmou que homenagear as pessoas que trabalham com a inclusão se trata de um privilégio, pois se orgulha de ser amiga dos homenageados.

A deputada teceu comentários sobre como foi instituída as políticas de cotas e de inclusão, citando o início da política assistencialista estabelecida antes da Constituição Federal de 1988, até a Lei de Cotas, que veio para reforçar e especificar as garantias de direitos previstos na Constituição, para as pessoas com deficiência.

“É positivo o fato das empresas terem a oportunidade de conhecer de perto as necessidades das pessoas com deficiências, o que ajuda a desmistificar a condição da pessoa com deficiência, diminuindo e até eliminando possíveis preconceitos”, destacou a Delegada Adriana Accorsi.

Para a parlamentar, o sistema de inclusão é o principal caminho para a independência e a construção de uma autoestima mais saudável, favorecendo todo um processo de sociabilidade.

Ao final de sua fala, a petista fez questão de ressaltar a atuação da ex-vereadora e a superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira, uma das homenageadas nesta manhã, a qual se referiu como “dedicada e compromissada na defesa de seus iguais”.

Após a fala, a parlamentar prosseguiu com a entrega dos certificados aos homenageados. Em sequência, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira discursou em nome dos agraciados com a honraria.

O secretário nacional fez questão de agradecer a homenagem recebida pelo Parlamento goiano e destacou que o momento foi de grande alegria. Conforme Antonio José, trabalhar nesta causa é atuar em prol da transformação da vida do próximo.

“Goiânia é minha segunda casa. Aqui está um seleto grupo de pessoas que têm pautado suas vidas em transformar outras vidas, transformar a cidade. São pessoas de grande dedicação que na medida que melhoram a vida da pessoa com deficiência melhoram a vida da cidade”, encerrou.

 

Mesa

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela deputada autora da proposta, que esteve no exercício da presidência juntamente com a superintendente executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Onaide Santillo, na oportunidade representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.

Também ocuparam a mesa: Lucide Verônica Sauthier Accorsi, mãe da deputada Adriana (criadora do 1º Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência de Goiânia, na extinta Fumdec);  a superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira; o gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Cidadã do Estado de Goiás, William Veloso de Carvalho; a titular da Rede de Assistência Social da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Caroline Ferreira; e o assessor parlamentar Wanderley Correto, representante do senador Wilder Morais (PP).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.