INCLUSÃO SOCIAL
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás promoveu nesta manhã de sexta-feira, 10, sessão especial em homenagem as pessoas que lideram os trabalhos de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A iniciativa foi da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e teve o objetivo de homenagear 35 personalidades, líderes da inclusão das pessoas com deficiência, com o certificado em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade goiana.
Em seu discurso de abertura, a parlamentar afirmou que homenagear as pessoas que trabalham com a inclusão se trata de um privilégio, pois se orgulha de ser amiga dos homenageados.
A deputada teceu comentários sobre como foi instituída as políticas de cotas e de inclusão, citando o início da política assistencialista estabelecida antes da Constituição Federal de 1988, até a Lei de Cotas, que veio para reforçar e especificar as garantias de direitos previstos na Constituição, para as pessoas com deficiência.
“É positivo o fato das empresas terem a oportunidade de conhecer de perto as necessidades das pessoas com deficiências, o que ajuda a desmistificar a condição da pessoa com deficiência, diminuindo e até eliminando possíveis preconceitos”, destacou a Delegada Adriana Accorsi.
Para a parlamentar, o sistema de inclusão é o principal caminho para a independência e a construção de uma autoestima mais saudável, favorecendo todo um processo de sociabilidade.
Ao final de sua fala, a petista fez questão de ressaltar a atuação da ex-vereadora e a superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira, uma das homenageadas nesta manhã, a qual se referiu como “dedicada e compromissada na defesa de seus iguais”.
Após a fala, a parlamentar prosseguiu com a entrega dos certificados aos homenageados. Em sequência, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira discursou em nome dos agraciados com a honraria.
O secretário nacional fez questão de agradecer a homenagem recebida pelo Parlamento goiano e destacou que o momento foi de grande alegria. Conforme Antonio José, trabalhar nesta causa é atuar em prol da transformação da vida do próximo.
“Goiânia é minha segunda casa. Aqui está um seleto grupo de pessoas que têm pautado suas vidas em transformar outras vidas, transformar a cidade. São pessoas de grande dedicação que na medida que melhoram a vida da pessoa com deficiência melhoram a vida da cidade”, encerrou.
Mesa
A mesa diretora dos trabalhos foi composta pela deputada autora da proposta, que esteve no exercício da presidência juntamente com a superintendente executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Onaide Santillo, na oportunidade representando o governador Marconi Perillo (PSDB); o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira.
Também ocuparam a mesa: Lucide Verônica Sauthier Accorsi, mãe da deputada Adriana (criadora do 1º Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência de Goiânia, na extinta Fumdec); a superintendente municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Cidinha Siqueira; o gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria Cidadã do Estado de Goiás, William Veloso de Carvalho; a titular da Rede de Assistência Social da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Caroline Ferreira; e o assessor parlamentar Wanderley Correto, representante do senador Wilder Morais (PP).