Ícone alego digital Ícone alego digital

Memorial do Legislativo

01 de Dezembro de 2017 às 17:22
Crédito: Carlos Costa
Memorial do Legislativo
Entrevista Ex-Presidente da Assembleia Iris Rezende
O ex-presidente da Assembleia Legislativa, ex-governador e atual prefeito de Goiânia fala à TV Assembleia do legado que deixou no Legislativo Estadual e conta detalhes de sua vida política.

Ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (PMDB), concedeu entrevista à TV Assembleia, numa gravação especial para o Programa Memorial do Legislativo. Além de ressaltar o legado que deixou para o Poder Legislativo estadual, Iris Rezende conta fatos de sua carreira política, que começou na década de 60, com sua eleição para vereador, elegendo-se depois prefeito, deputado estadual, governador de Goiás e senador da República.

Iris Rezende responde as perguntas também sobre a passagem dele pelo Ministério da Agricultura, bem como pelo Ministério da Justiça. Relata detalhes de como foi convidado pelo presidente José Sarney para assumir o Ministério da Agricultura, onde permaneceu por quatro anos, ou seja, de 1º de fevereiro de 1980 a 3 de dezembro de 1990. Nesse período, conclamou os produtores a plantar com a garantia do Governo e acabou sendo aclamado Ministro das Supersafras.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa enfatizou o “profundo respeito” que tem pela instituição Poder Legislativo estadual. Lembra que em 31 de março de 1964 começou o período da Ditadura Militar e que, alguns dias depois, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. “Ninguém tem mais respeito que eu por essa Casa de Leis, porque nela recebi o devido apoio para seguir carreira política e ser eleito Governador de Goiás por duas vezes”, frisou.

Iris conta como introduziu o mutirão na política, enfim detalha fatos curiosos de sua bem-sucedida carreira política. Faz avaliação do atual momento político por que passa o país. E afirma que o poder nunca subiu à sua cabeça. Ele conta que lê um verso da Bíblia e faz oração de joelho antes de se deitar.

Veja na íntegra a entrevista de Iris Rezende no canal aberto 61.2 ou no canal 8 da Net ou ainda acessando o Portal da Assembleia no ícone da TV Assembleia. A entrevista também pode ser vista através do Memorial do Legislativo que fica no Portal da Assembleia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.