Jornalista Renato Dias lança seu mais novo livro na Assembleia
O jornalista, sociólogo e mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Renato Dias, 48 anos, lançou, na noite desta nesta segunda-feira, 13, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o livro ‘Luta Armada/ALN-Molipo – As Quatro Mortes de Maria Augusta Thomaz’, 180 páginas, edição de luxo, de junho de 2016.
O livro-reportagem relata a história da estudante de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Maria Augusta Thomaz, que, em 4 de novembro de 1969, sequestrou, com uma bomba no colo, um avião da Varig, em Buenos Aires, desviou-o para Havana, onde fez treinamento de guerrilha e fundou o Movimento de Libertação Popular [Molipo]. Um thriller político.
O Molipo era uma dissidência da Ação Libertadora Nacional [ALN]. Trata-se da organização de esquerda criada pelo carbonário baiano, filho de um italiano com uma negra da etnia Haussá, Carlos Marighella, inimigo nº 1 do regime, que adotou a estratégia de luta armada contra a ditadura civil e militar instalada em 1º de abril do turbulento ano de 1964, no Brasil. O objetivo da ALN-Molipo era subsitituir a ditadura militar por uma ditadura de esquerda, dita socialista.