Escola do Legislativo realizou quase 30 cursos no 1º semestre de 2016
A Escola do Legislativo da Assembleia realizou, de fevereiro a junho de 2016, quase 30 cursos e atividades de capacitação destinados aos servidores da Casa e membros da comunidade. Foram sete edições do projeto “Escola no Legislativo”, vinte e duas atividades de capacitação direcionada aos servidores e dois convênios.
A Escola do Legislativo tem como seus principais objetivos promover a educação política para a comunidade como meio de aproximação com o Parlamento, tendo como meta o fortalecimento deste; capacitar o servidor público da Assembleia e aperfeiçoar a atividade parlamentar; promover a integração, por meio de intercâmbios, cursos, seminários e outros, entre as Casas Legislativas brasileiras, federais (Senado e Câmara), estaduais e municipais.
De acordo com o diretor da Escola, Carlos Henrique Santillo, dentre as atividades realizados no ano corrente relacionadas à educação política para a comunidade, pode-se destacar o projeto “Escola no Legislativo”.
“O projeto foi desenvolvido com o intuito de receber estudantes de diferentes níveis escolares, realizando visitas guiadas e ministrando palestras, no intuito de promover a educação para a cidadania, fortalecendo e aproximando o Parlamento com a sociedade”, explicou Santillo.
Foram realizadas sete edições do projeto nesse semestre, atendendo escolas e faculdades, totalizando cerca de vinte e duas horas de atividades educativas, com um total de 365 estudantes recebidos.
Quanto as capacitações do servidor da Casa, foram realizados cursos, palestras, oficinas, etc., em parceria com diversos setores, com destaque para a colaboração da Procuradoria. As atividades da Escola são organizadas em oito áreas, sendo administrativa, legislativa, controle e orçamento, jurídica, informática, desenvolvimento pessoal, política, cultura, sociedade e língua portuguesa.
As capacitações ao longo do semestre totalizaram 100 horas com a participação de 1.140 alunos durante os 22 cursos realizados. Além disso, houve a promoção de intercâmbio entre as Casas Legislativas por meio de atividades entre suas Escolas, promovendo uma troca de experiência na visita feita ao Instituto Legislativo Potiguar (ILP) e Escola do Legislativo da Assembleia do Rio Grande do Norte, que ocorreu nos dias 27 e 28 de abril em Natal-RN.
Além disso, foram celebrados dois novos Convênios Educacionais neste semestre. O primeiro com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)/ Senado Federal e o segundo com a Faculdade Araguaia, em fase final de elaboração.
De acordo com Carlos Santillo, tais parcerias “oferecerão um leque maior de condições para qualificar e capacitar nossos servidores. Essas conquistas só foram possíveis por meio das visitas institucionais realizadas no Senado, Câmara Federal e ILP de Natal”.
Relação das atividades de capacitação
Fevereiro
Dia 19- Seminário de Educação Fiscal: o que tenho a ver com isso?
Dia 26- Curso de Regulamento Administrativo
Março
Dia 4 – Seminário sobre Processo Legislativo
De 7 a 11 – Curso de Redação e Técnica Legislativa
Dia 14 – Palestra “O novo código de processo civil e administração pública”
De 15 a 18 – Semana de Integração de Servidores da Assembleia
Dia 18 – Palestra “Gestão de documentos no serviço público”
De 21 a 22 – Treinamento SGPD e Curso de Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho- 1ª Edição
Dia 28 – Curso de Finanças Pessoais e eliminação de dívidas
Abril
Dia 8 – Curso de Atuação Parlamentar e Diversidade Cultural
Dia 18 – Curso de Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho – 2ª Edição
Dia 19 – Gestão de Compras na Administração Pública
De 25 a 29 – Introdução à Gestão de Processos
Maio
De 2 a 6 – Oficina de Libras
Dia 6 – Palestra Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho
De 9 a 10 – Curso de Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho- 3ª Edição
Dia 13 – Curso de Desincompatibilização Eleitoral
De 16 a17 – Oficina de Organização Pessoal
Junho
Dia 10 – História do Poder Legislativo e Elaboração das Leis
De 13 a 14 – Curso de Introdução à Segurança e Saúde no Trabalho – 4ª Edição
Dia 17 – Processo Legislativo e Comissões Permanentes
Relação das escolas que participaram do Projeto “Escola no Legislativo”
1ª Edição – Escola Evangélica Príncipe da Paz de Aparecida de Goiânia
2ª Edição – Escola Municipal Presidente Vargas de Goiânia
3ª Edição – Escola Superior de Negócios (Esup)
4ª Edição – Escola Integrando Caminhos de Goiânia
5ª Edição – Faculdade Sul Americana (Fasam)
6ª Edição – Faculdade Sul Americana (Fasam)
7ª Edição – Escola Favo de Mel de Goiânia