Ícone alego digital Ícone alego digital

Capital na cidade de Goiás

26 de Julho de 2016 às 13:55
Crédito: Carlos Costa
Capital na cidade de Goiás
Deputados participam da solenidade de transferência
Dez deputados prestigiaram a solenidade de transferência simbólica dos poderes constituídos, nessa segunda-feira, 25.

Nessa segunda-feira, 25, a cidade de Goiás voltou a ser a capital goiana. A transferência simbólica da sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foi realizada de manhã, na Praça do Chafariz, no Centro Histórico da cidade, com a presença do governador Marconi Perillo (PSDB), de todo o secretariado da Administração Pública Estadual, de autoridades municipais e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Dez deputados estaduais participaram do evento. Além do presidente da Casa, Helio de Sousa (PSDB), também prestigiaram a solenidade os parlamentares Carlos Antonio (PSDB), Francisco Jr (PSD), Francisco Oliveira (PSDB), Jean (PHS), Marlúcio Pereira (PSB), Santana Gomes (PSL), Talles Barreto (PSDB), Virmondes Cruvinel (PPS) e Zé Antônio (PTB).

O presidente da Assembleia manifestou satisfação por representar o Poder Legislativo nesse ato simbólico e parabenizou o município pelo aniversário de 289 anos, celebrado nesta terça-feira, 26. Ele lembrou que transferência da sede administrativa para a cidade de Goiás é mais que um ato formal ou festivo.

"O simbolismo do momento trata também da importância dessa cidade para o desenvolvimento do nosso povo ao longo dos últimos três séculos. A formação do nosso Estado se deu por essas ruas de pedra, à sombra da Serra Dourada”, discursou Helio de Sousa.

O deputado Jean, representante da região, também prestou homenagens à antiga Vila Boa. “Esta terra é nossa antiga capital, é o berço de Goiás. Aqui nós temos o passado de nosso Estado. Valorizar essa história é muito importante e estou feliz por poder participar desse ato de merecido reconhecimento”, frisou.

Para Francisco Jr, esta tradição agrega muito a Goiás. “É um momento emblemático, de diálogo com a História. A Assembleia Legislativa dá a sua contribuição com pés firmes no presente, conhecendo o valor do passado, mas sempre olhando para o futuro”, acrescentou.

O tucano Francisco Oliveira ressaltou a beleza da comemoração: “É uma festa bonita em respeito àqueles que deram sua contribuição histórica para Goiás”, definiu.

Talles Barreto relacionou a relevância do evento à presença de autoridades, que receberam a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Foram dezenas de homenageados, condecorados com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, concedida nos graus Comendador, Grande Oficial e Gran Cruz.

“Entre os homenageados com a Comenda estão governadores, vários ministros, desembargadores, representantes classistas e embaixadores de dez países. Então eu fico muito feliz de estar aqui, junto a tantos colegas deputados, para participar desse marco histórico que é a transferência da capital”, ressaltou Talles.

O petebista Zé Antônio também considerou significativa a quantidade de parlamentares presentes. “Nossa Assembleia Legislativa está aqui representada em grande número, o que demonstra que o Poder Legislativo goiano caminha junto aos demais poderes em busca do desenvolvimento do nosso Estado.”

Esta é a 13ª vez que a transferência da capital é conduzida pelo governador Marconi Perillo, que elencou a solenidade entre as ações do Governo em prol do desenvolvimento da antiga capital.

Marconi enfatizou que suas iniciativas têm o objetivo de reconhecer o esforço de muitas gerações em preservar o patrimônio material e imaterial desta cidade tão encantadora, que é patrimônio da humanidade. "Ao trazer autoridades importantes nessa ocasião, estou chamando a atenção do Brasil e do mundo para nossa cidade de Goiás, que tem tamanho patrimônio histórico-cultural e belezas naturais.”

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.