Assembleia concede título de Cidadão Goiano ao embaixador da Bielorússia no Brasil
Por iniciativa do deputado Francisco Jr. (PSD), a Assembleia Legislativa de Goiás realiza no dia 12, sexta-feira, sessão solene para conceder título de cidadania goiana ao embaixador da República da Belarus no Brasil, Leonid Krupets. O evento terá início às 9 horas, no Plenário da Casa de Leis.
Leonid é casado, tem dois filhos, domina os idiomas russo, bielorusso, espanhol e português. O embaixador nasceu no distrito de Nesvizh, cidade de Belarus (Bielorrúsia), na Rússia, em 18 de novembro de 1956. Licenciou-se da Universidade de Amizade dos Povos Patrice Lumumba em Moscou, com especialização em engenharia agronômica e tradução do idioma espanhol.
Iniciou a sua carreira no setor industrial em 1983, no cargo de cientista do Instituito Científico de Proteção das Plantas Belarus. Em 1984, passou a trabalhar como agrônomo-tecnologista da Fábrica de Açúcar de Gorodeya. Em 1985, Leonid começou a carreira política como chefe do departamento da prefeitura de Nesvizh.
Em 1991 foi vice-presidente de conselho de deputados da Câmara Municipal de Nesvizh, em 1998 foi eleito prefeito daquela cidade. Em 2002 foi nomeado primeiro vice-governador da província de Minsk, passando em 2007 para o cargo de adjunto do Presidente da República da Belarus para assuntos de supervisão à Província de Vitebsk.
Desde fevereiro de 2011 ocupa o cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Belarus na República Federativa do Brasil. Leonid Krupets tem várias condecorações, entre elas título honorífico de Cidadão de Mérito da Cidade de Nesvizh, certificado de reconhecimento do presidente da República da Belarus, certificado de reconhecimento da Sua Santidade o Papa Bento XVI, entre outras.