Ícone alego digital Ícone alego digital

Doação à Assembleia

11 de Agosto de 2016 às 15:19
Crédito: Marcos Kennedy
Doação à Assembleia
Presidente recebe obra de arte do IHGG
Helio de Sousa recebe, de historiadora, retrato do Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, personagem que lutou pela independência.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), recebeu, em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira, 11, a visita da professora e historiadora Narcisa Abreu Cordeiro, acompanhada do jornalista Walter Menezes, que lhe entregaram uma pintura.

O presidente foi presenteado com um quadro da figura do Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, um importante personagem revolucionário em Goiás. 

“Fico muito satisfeito e com sentimento de gratidão por receber esse presente”, afirmou o parlamentar.

A escritora Narcisa Cordeiro é membro da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás e também do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). O quadro, doado à Assembleia Legislativa, retratando a figura do brigadeiro Felipe Antônio Araújo, é de autoria do artista Victor Hugo. O artista executou a obra baseado em apenas um único registro que define a fisionomia do Brigadeiro, também conhecido como o Tiradentes goiano. 

História e legado

Em registro publicado pelo Jornal da Cultura Goiana, do IHGG, a escritora Ana Braga resgata a história de Felipe, que chefiou “o primeiro movimento em Goiás pela liberdade do Brasil e separação da Monarquia Portuguesa. Daí o brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, por justiça, é cognominado o precursor da independência do Brasil na então Capitania de Goiás".

Ana Braga também explica que o Brigadeiro Felipe foi preso pela Coroa Portuguesa e submetido ao Conselho de investigação, no Rio de Janeiro. “Nenhum crime apurou contra seu procedimento. Apenas seu inquestionável ímpeto de independência e de se livrar do mando português, lutando como lutou e dando seu apoio a esta separação.”, narra a publicação.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.