Renda Cidadã
Liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), um grupo de deputados acompanhou a entrega dos primeiros seis mil cartões magnéticos da nova versão do programa Renda Cidadã na manhã desta terça-feira, 16, no Ginásio Goiânia Arena. O evento, organizado pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Cidadão (Secretaria Cidadã), atendeu beneficiários de 22 municípios, que deverão ser ampliados ao longo do ano.
Além da titular da Secretaria Cidadã, a deputada licenciada Leda Borges, estiveram presentes os parlamentares Lucas Calil (PSL), Iso Moreira (PSDB), Talles Barreto (PSDB), Zé Antônio (PTB) e Jean Carlo (PHS). O governador Marconi Perillo, ao lado vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, acompanharam a entrega do benefício.
O Renda Cidadã passou por uma reformulação, por meio de um sistema informatizado de gestão, que oferecerá maior transparência e eficiência na execução orçamentária. O Governo Estadual tem assegurado para investimentos no programa R$ 34,7 milhões no orçamento deste ano para atender a 70,3 mil famílias carentes – a versão anterior beneficiava 53,2 mil famílias.
Em discurso, Helio de Sousa destacou a presença de parlamentares da base de apoio ao Governo na solenidade. De acordo com ele, os representantes do povo precisam defender iniciativas que reduzam a desigualdade social e ampliem as oportunidades de crescimento dos cidadãos.
“Estamos aqui não apenas como deputados, mas como cidadãos. Somos representantes do povo junto ao Estado. Em 1999, quando fui prefeito de Goianésia, pude ver o quanto o programa Renda Cidadã, em sua primeira versão, dava mais dignidade ao beneficiário. Por meio de um cartão magnético, o cidadão poderia adquirir seus alimentos diretamente nas mercearias, fortalecendo o comércio legal e dando maior autonomia às pessoas”, afirmou Helio de Sousa.