Encontro cultural de países árabes é aberto na Assembleia nesta terça-feira
Foi aberto na tarde desta terça-feira, 16, o encontro cultural de países árabes promovido pela Liga Cultural “Gibran Khalil Gibran” no saguão principal da Casa. A abertura oficial aconteceu às 14 horas em comemoração aos 60 anos da Igreja Ortodoxa Antioquina Árabe São Nícolau de Goiânia, coordenada pelo padre Rafael Miguel Magul.
Durante a abertura, o presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB) afirmou a importância da colônia árabe para o crescimento do Estado e afirmou sua alegria por receber o encontro cultural na Assembleia Legislativa.
“Queria parabenizar a Lousane (chefe da Seção de Atividades Culturais da Casa) e o Padre Rafael Magul (da Igreja Ortodoxa São Nicolau), pela iniciativa de trazer para o saguão desta Casa a alegria do povo Árabe. Eu fico muito feliz por essa oportunidade de a Assembleia abrir suas portas para essa cultura e entendo que todos temos que compartilhar aquilo que é fundamental entre os povos que é a fraternidade”, declarou o presidente Helio de Sousa.
Na oportunidade, o padre agradeceu ao líder do Legislativo goiano pela acolhida na Assembleia para mostrar a riqueza da cultura árabe sintetizada na comida, na dança, nos costumes e na história compartilhada com o povo goiano. “É esse equilíbrio que estamos procurando, a unidade por meio da cultura”, disse Rafael Magul.
Estiveram presentes os parlamentares como Lincoln Tejota (PSD), Humberto Aidar (PT) e Gustavo Sebba (PSDB); o consul honorário da República Árabe da Síria, Dr. Yamal Yousef; o presidente da Sociedade Beneficente Ortodoxa de Goiás, Dr. Renato Pedreiro Miguel; o presidente da Liga Cultural Gibran khalil Gibran, Dr. Sassine Chahoud; o presidente da Federação das Entidades Árabe Brasileiras em Goiás – FERAB, Dr. Habib Temer; e Michel Afif Magul, representando o Secretário de Relações Internacionais do Estado de Goiás, Elie Chidiac, além outros representantes árabes do Estado.
A exposição traz ao Saguão da Casa um pouco da cultura, das tradições e da arte dos países do Oriente Médio com atrações como comidas típicas, músicas árabes, exposição de roupas, apresentações de dança do ventre e elementos culturais da região.
A realização é da Seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa e faz parte do projeto Terça Cultural. A programação continua até quinta-feira, 18.