Aberta audiência pública que vai debater a legalização de optometristas
Aberta no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa, audiência pública que vai debater a legalização de profissionais com qualificação específica em optometria. O debate é uma iniciativa do deputado Simeyzon Silveira (PSC), apoiador dessa atividade no Estado e defensor de que haja a normatização da profissão.
O evento conta com a presença de categorias contra e a favor da iniciativa. Compõem a mesa junto a Simeyzon, o presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, deputado Gustavo Sebba (PSDB); o diretor do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) e presidente da Associação Goiana de Optometria (AGO), Forlan Luiz de Araújo; o advogado do Conselho, Fábio Luiz da Cunha; e a vereadora pelo município de Aparecida de Goiânia, Cybelle Silva Tristão (PSDB).
Simeyzon, que tem projeto de lei (nº 1017/16) com este intuito tramitando na Casa, explica que a matéria está em fase de votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e este é o momento para realizar o debate. O intuito, segundo ele, é que a redação da matéria seja aprimorada com base constitucional após serem esclarecidos pontos divergentes entre médicos oftalmologistas e optometristas.
O deputado Gustavo Sebba, que é médico, parabenizou Simeyzon pela iniciativa e destacou a importância de um debate propositivo no Parlamento em benefício da sociedade goiana. Ele disse, ainda, que os esclarecimentos feitos durante a audiência serão levados a conhecimento dos demais parlamentares da Casa.