Goiânia Centenária
A sessão ordinária desta terça-feira, 23, foi encerrada após o Pequeno Expediente para que os deputados recebessem, no auditório Solon Amaral, membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). A entidade civil organizada e sem fins lucrativos foi formada com o objetivo de melhorar a renda e a qualidade de vida dos goianienses a longo prazo.
O Projeto Goiânia Centenária, elaborado e apresentado pelo Codese nesta visita, pretende preparar a cidade de Goiânia para seu centenário. Com 84 anos de fundação, a capital de Goiás completará cem anos em 2033. Durante os 17 anos que faltam, a entidade espera realizar ações para que Goiânia consiga chegar ao 10º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Hoje o município figura a 45ª posição.
Ao apresentar o projeto, o presidente do Codese, Renato Correia, que também preside a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás, declarou que busca, com a elaboração das diretrizes, um crescimento inteligente para a capital, que envolva não somente políticos, mas a sociedade civil, para que todos juntos construam um futuro melhor. “Achamos que não devemos jogar toda a responsabilidade nas costas dos políticos. Devemos fazer a nossa parte para melhorar a sociedade”, declarou.
Diversos parlamentares se manifestaram favoráveis à iniciativa, apesar da mesma se focar em políticas municipais. O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), disse que, representando todo o Estado, gostaria que o projeto se estendesse a outras cidades e que as experiências servissem de inspiração para gestores do interior.
Simeyzon Silveira (PSC), Francisco Jr (PSD), Francisco Oliveira (PSDB), Álvaro Guimarães (PR), Júlio da Retífica (PSDB) e Valcenôr Braz (PTB) pediram a palavra para elogiar a profundidade do material elaborado e do projeto apresentado nesta tarde.
Presenças
Além de Renato Correia, compareceram à reunião o vice-presidente do Codese e presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg), Euclídes Siqueira; A Superintendente do Codese e presidente do Observatório Social de Goiânia, Lorena Silvério; o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL), Geovar Pereira; o representante da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Gabriel Tenaglia e o representante da Universidade Federal de Goiás (UFG), Giovani Ehrhardt.
Também estiveram presentes: o representante da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec), Luciano Lacerda; o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Goiás (Setceg), Paulo Afonso Lustosa; o representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), Jackson Jean Silva; e o representante da Lure Consultoria, Gabriel Teles.