Ícone alego digital Ícone alego digital

Curso de Redação e Técnica teve etapa encerrada pela manhã e segue nesta tarde

26 de Agosto de 2016 às 12:12

Acontece hoje o encerramento do curso de Redação e Técnica Legislativa, ministrado por dois procuradores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na Sala 1 da Escola do Legislativo. O objetivo é capacitar tecnicamente os servidores da Alego quanto aos aspectos formais e essenciais na elaboração de proposições legislativas, requerimentos e outros trabalhos típicos da atividade legislativa.

Uma parceria da Escola do Legislativo com a Procuradoria da Alego, o curso é dividido em duas turmas, matutina, das 8h30 às 11h45; e, vespertina, das 14h às 17h15, com 30 alunos em cada. Foi aberto na segunda-feira, 22, e tem encerramento programado para esta sexta-feira, 26. As aulas são ministradas pelos procuradores Murilo Teixeira e Ruth Barros Pettersen da Costa, perfazendo um total de oito horas/aulas.

Chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel D. Gusmão Filho fez a abertura do curso, destacando a importância dos ensinamentos para a assessoria parlamentar, bem como para o aprimoramento do conhecimento técnico-legislativo para o servidor da Alego. Ele voltou a destacar a iniciativa pela manhã, na aula de encerramento de Murilo Teixeira, e fará o mesmo no período da tarde, antes do início da aula final de Ruth Pettersen.

Miguel Gusmão ressaltou que esta é a segunda edição do curso neste ano e que a expectativa é a melhor possível, haja vista os resultados positivos obtidos na primeira edição. Adiantou que a pretensão da Escola do Legislativo é a de oferecer uma terceira edição do curso em 2017.

O curso tem como conteúdo básico os requisitos para elaboração de texto: clareza, precisão, coerência, concisão; finalidades e elaboração legislativa; aspectos formais e de mérito para revisão de textos; e modelos de proposições legislativas.

Na aula inaugural, Ruth Pettersen, que é mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC-GO, enfatizou a Técnica Legislativa, ficando para hoje à tarde a abordagem sobre Redação Legislativa. O procurador Murilo Teixeira, também mestre pela PUC-GO, ministrou a mesma matéria para a turma da tarde na aula inaugural. E, hoje, abordou o tema Redação Legislativa para a turma matutina.

Dois alunos ouvidos pela reportagem da Agência Assembleia de Notícias fizeram avaliação positiva do curso. “Valeu a pena demais, porque aprendi como redigir um requerimento e um projeto de lei, entre outras coisas importantes. Com certeza, estou agora melhor capacitado para assessorar minha deputada”, frisou Aglimar Moretti, acadêmico de Direito e assessor da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT). Da mesma forma se manifestou Jaqueline Batista Ribeiro, da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.