Atendimento ao Público
Servidores da Assembleia Legislativa passam por mais um curso de reciclagem. Desta feita, assistiram a palestra "Qualidade em Atendimento ao Público". A iniciativa tem a parceria da Escola do Legislativo com o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (ILB/Senado). Quarenta servidores tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas que contribuam para a melhoria de suas competências no quesito atendimento ao público.
O presidente da Casa, deputado Helio de Sousa (PSDB) participou da abertura do curso e deu as boas-vindas aos alunos. Ele afirmou que a Assembleia se sente honrada em receber o professor James R. Menezes de Carvalho. “Entendo que a proposta da Escola do Legislativo é muito interessante, pois James Menezes é um palestrante de nível nacional. Ele é uma pessoa que, ao longo dos anos, tem desempenhado uma função relevante no Senado Federal”, explica.
“A marca que fica da nossa Casa de leis é a maneira como as pessoas são tratadas. Através destas iniciativas estamos dando oportunidade aos servidores para que eles se capacitem e possam atender a população com excelência”, completa.
James R. Menezes de Carvalho é pós-graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Brasília (UnB), em Marketing e Comunicação pelo UniCEUB e em Gestão Empresarial, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília e servidor do Senado Federal desde 1985, no cargo de Analista de Informática Legislativa.
Os tópicos abordados no curso foram: O cidadão como cliente: relação entre contribuinte, consumidor e cidadão; Definição de qualidade: qualidade de fato e qualidade percebida; Componentes do processo de comunicação: formas de comunicação e barreiras à comunicação; Tratar bem ou atender bem; Atendimento prioritário; Procedimentos e posturas adequadas ao serviço público.
“Falar sobre atendimento é sobretudo falar de relacionamento humano. É ter desprendimento e deixar os problemas de lado. Minha intenção não é mudar nada, mas sim fazer com que os servidores reflitam sobre as questões abordadas”, finaliza James Menezes.