Ícone alego digital Ícone alego digital

Criar “Semana de Prevenção e Combate a Catarata” é meta do deputado Sérgio Bravo

06 de Setembro de 2016 às 13:21

O projeto de lei nº 2645/16 de autoria do deputado Sérgio Bravo (PROS) prevê a criação da Semana de Prevenção e Combate à Catarata, no Estado de Goiás, a ser realizada anualmente, na semana que integrar o dia 26 de maio.

Os objetivos desta semana, segundo o parlamentar, são estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao combate da catarata; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral ao portador de catarata; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos portadores de catarata; difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao combate da catarata. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer. A catarata é também uma importante causa de baixa visão em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Segundo o deputado, “a catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Quem tem catarata a visão fica nublada como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas”, explica.

Diante disso, a criação da “Semana de Prevenção e Combate a Catarata” é de suma importância para conscientização e ajuda aos portadores da patologia.

O projeto foi encaminhado esta semana para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designará o relator.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.