Projeto propõe programa de prevenção a distúrbios de voz
A principal ferramenta de trabalho dos professores é a voz, por isso ela deve ser cuidada de maneira especial, de modo a evitar a ocorrência de desgastes e distúrbios. Rouquidão e infecções, quando não tratadas, podem levar a afastamentos e aposentadorias por invalidez. Para evitar estes casos, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) propõe, no projeto de lei nº 2648/16, que as escolas públicas estaduais adotem programas de prevenção da saúde vocal.
Orientadas pela Secretaria de Educação, as escolas deverão realizar, semestralmente, palestras, oficinas e cursos voltados ao educadores e demais funcionários. O conteúdo, a ser proferido por médicos e fonoaudiólogos, contribuirá para a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções da voz.
Recém-protocolada, a matéria foi aprovada preliminarmente pelos deputados e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para que sua legalidade seja analisada. Uma vez aprovada na CCJ, a propositura deve seguir para duas votações plenárias.