Escola do Legislativo
A Assembleia Legislativa de Goiás promoveu, por meio da Escola do Legislativo, a 12ª Edição do “Projeto Escola no Legislativo”. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 5, no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis. Participaram deste encontro 29 alunos do ensino médio do Colégio Shalon, situado no Bairro Goiânia 2, na Capital.
O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo, contribuindo para uma educação voltada para a formação de cidadãos; uma ação crítica na sociedade; a adoção de competências que promovam escolhas mais acertadas; a compreensão de que o indivíduo é o maior responsável pelo seu próprio destino.
De acordo com o chefe da seção de projetos especiais da Escola do Legislativo, Maurício Paranaguá, este encontro tem o papel principal de aproximar a sociedade do Parlamento, além de mostrar como funciona o Poder Legislativo.
“Aproximar a sociedade do Poder Legislativo através da comunidade estudantil, fazendo uma visita as dependências da Assembleia com o destaque maior ao Plenário", está é a meta do projeto segundo Maurício Paranaguá.
Conforme o professor, a promoção da responsabilidade enquanto cidadão é fundamental para a formação do aluno, o que foi trabalhado pelas palestras na manhã desta segunda-feira. O palestrante ainda ponderou sobre o momento de desconfiança que vive o Parlamento no âmbito federal.
Já para o professor de História do Colégio Shalon, Vinícius Almeida, esse momento se tornou uma extensão da sala de aula, o que pode trazer benefícios aos conhecimentos dos alunos e consecutivamente tornar os adolescentes mais responsáveis em relação ao voto, pois muitos dos participantes já possuem idade para votar.
“Este tipo de projeto é importante para o cidadão entender a realidade do Parlamento. Saber que existe não basta, tem que saber e entender como que funciona”, ressaltou o professor.
Para o educador, a situação gerada sobre a atuação dos parlamentares na esfera federal sugere uma aversão sobre o Parlamento. Ele destaca ainda que este Programa vai de encontro a esta situação, pois proporciona o conhecimento sobre como funciona este Poder na organização da sociedade e ainda possibilita a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre este tema, que poderá ser trabalhado em sala de aula como complemento das disciplinas e também auxiliará na formação de cidadãos responsáveis.