Setembro Amarelo
Viver vale a pena, suicídio nunca! Esse é o intuito da Campanha Setembro Amarelo, promovida pela Assembleia Legislativa de Goiás em parceria com a Divisão de Saúde e Promoção Social, Mesa Diretora, Diretoria-Geral e Secretaria de Recursos Humanos da Casa. Desde 2013, a data é lembrada todo dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com objetivo de alertar a população sobre o tema.
O Parlamento goiano lembrou a data na manhã desta terça-feira, 13, com abertura oficial da campanha no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser. O presidente da Assembleia deputado Helio de Sousa (PSDB) participou do evento, juntamente com a voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Maria de Jesus Furtunato, que na oportunidade explicou como o programa CVV funciona em Goiânia.
A Assembleia Legislativa foi decorada alusivamente com balões amarelos e distribuição de fitas amarelas para marcar a campanha mundial de prevenção a suicídios. Diretores e servidores da Casa participaram do evento.
“O suicídio mata mais que muitas doenças, temos que nos preocupar e buscar ajuda. A sociedade não tem conhecimento dos diagnósticos das causas que levam a esse ato extremo. E para ajudar na prevenção, escolhemos o mês de setembro para celebrar a Campanha Setembro Amarelo como símbolo de prevenção ao suicídio. Temos medo de falar sobre o suicídio e a prevenção pode ajudar muitas pessoas a enfrentar o problema, o trabalho da CVV e de voluntários sempre será admirado”, conclui o presidente da Alego.
Maria de Jesus alertou os presentes a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. “O CVV é um programa que valoriza a vida e faz a prevenção ao suicídio. A cada dia podemos constatar que o número de jovens que se suicidam tem aumentado. O apoio emocional e atendimento é feito gratuitamente pelo telefone 141, presencialmente ou pelo site www.cvv.org.br . A única maneira de prevenir o aumento dos casos de suicídio é falar sobre o suicídio”, explica a voluntária Maria de Jesus.
Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do problema no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2013, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha foi trazida para o Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), bem como entidades regionais e suas federadas.