Semana da Inclusão
A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abriu nesta segunda-feira, às 8h30, a Semana de Inclusão. O evento, que vai até sexta-feira, 23, foi aberto com a Oficina de Línguas Brasileiras de Sinais – Libras.
Chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Miguel D. Gusmão Filho fez a abertura da Semana da Inclusão. Ressaltou que a iniciativa é a propósito do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005, e comemorado no dia 21 de setembro.
Miguel Gusmão frisou que o objetivo da Semana de Inclusão é promover atividades para levantar reflexões que visam contribuir para informar e conscientizar os servidores e público externo da Alego da importância da data. “Queremos oferecer o máximo de ensinamentos para o servidor, que possa atender adequadamente a todos que procuram a Casa, em especial a pessoa com deficiência, objetivando melhoria da qualidade no atendimento dos serviços prestados e a inclusão desses cidadãos no Poder Legislativo”.
Informou ainda que, na quarta-feira, 21, serão realizadas atividades em parceria com a Seção de Atividades Culturais da Alego. “Inclusive, haverá uma apresentação, às 9 horas, da Banda Luar, da Vila São Cottolengo, de Trindade”, enfatizou.
As oficinas de Libras estão sendo ministradas na Sala 1 da Escola do Legislativo e vão acontecer durante toda a Semana de Inclusão, com uma turma no período matutino (8h30 às 11h45) e outra durante a tarde (14h às 17h15). Inclusive, ainda há vagas para a turma vespertina. Os interessados poderão se inscrever na Seção Administrativa da Escola do Legislativo ou pelo ramal 3199.
A palestrante da Oficina de Libras é a professora Vanuzia Maria de Oliveira, pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Padrão, pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás e graduada em Teologia pela PUC-Goiás.
Outro evento previsto dentro da programação da Semana é a 13ª Edição do Projeto Escola no Legislativo, que vai trazer, no dia 20 de setembro para visitar a Assembleia, os integrantes da Associação dos Surdos de Goiânia (ASG). Eles ainda participam de palestras sobre: “Origem e Importância do Poder Legislativo”, com Maurício Paranaguá; e “Democracia e Poder Legislativo”, com Miguel Gusmão, no Auditório Solon Amaral, das 8h às 11h.
Já no dia 21 de setembro, quando é comemorado oficialmente o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, será oferecido o seminário “Obstáculos ao Acesso de Cidadãos com Deficiências em Órgãos Públicos”. O público alvo é o servidor da Alego. O evento, que terá quatro palestras, será das 9h às 11h15, também no Auditório Solon Amaral. São 80 vagas disponíveis.
O seminário será conferido pelos seguintes palestrantes: André Jonas de Campos, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás; Gilberto Alves Silva, presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás; Maurício Rodrigues Porto, presidente da Associação Pestalozzi e Roseane Ramos Silva Santos, psicóloga educacional representante da Associação dos Surdos de Goiânia.
Na quinta-feira, 22, será realizada a 14ª Edição do Projeto Escola no Legislativo, novamente com integrantes da ASG, dessa vez do ensino fundamental, que participarão de uma palestra com o tema “Cidadania e o Poder Legislativo”, com Thiago Cardoso Abreu. Serão oferecidas 80 vagas, em turma única, das 8h às 11 h, no Auditório Solon Amaral.
As inscrições para as atividades disponíveis poderão ser realizadas, antecipadamente, na Seção Administrativa da Escola do Legislativo ou pelo ramal 3199.