Simeyzon comenta projeto federal que cria fundo para a Chapada dos Veadeiros
Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Simeyzon Silveira (PSC) vê com bons olhos o projeto de lei federal nº 3173/15, de autoria do deputado federal goiano Pedro Chaves (PMDB). A matéria, que tramita em caráter conclusivo nas comissões da Câmara, cria o Fundo Nacional de Apoio à Região da Chapada dos Veadeiros (Funveadeiros) para fomentar a cultura, o comércio e o turismo nos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Teresina de Goiás.
Mais especificamente, a instituição do Funveadeiros têm por objetivo promover o desenvolvimento destes municípios ao estimular a preservação da cultura local, a qualificação dos trabalhadores, a produção de bens e serviços pelos moradores e a fundação de cooperativas, de modo a promover o turismo e o comércio na região de paisagens naturais exuberantes, rios e cachoeiras.
Apesar de acreditar que o presidente da República, Michel Temer (PMDB), dificilmente sancionará a proposta, visto seus esforços em enxugar os gastos do Governo Federal, Simeyzon Silveira enxerga a iniciativa como positiva e louvável. “A ideia é ótima, sua viabilidade neste momento, nem tanto. Se a matéria for aprovada dentro do atual contexto econômico, Pedro Chaves mostrará sua força e prestígio junto ao Planalto”, declarou.
Mesmo descrente, o parlamentar entende que o treinamento dos moradores para que possam atuar na área turística e produzir bens de consumo é de extrema importância. Além de atendimento especializado, a instrução e profissionalização da mão de obra motivaria a abertura de novas vagas de emprego em uma região, ao mesmo tempo, bastante procurada por turistas e carente de recursos financeiros e atenção dos governos.
“A região onde a Chapada dos Veadeiros se encontra necessita de atenção especial, incentivo político e preservação, por isso a formação do Fundo é válida e necessária, apesar de eu não acreditar em sua aprovação neste momento”, finalizou.