Projeto de Francisco Oliveira entrará em votação na próxima semana
Está inserido na pauta de votação da sessão da próxima terça-feira, 27, o projeto de nº 2986/15 de autoria do deputado Francisco Oliveira (PSDB), que estabelece a obrigatoriedade de exigência do Cartão da Criança ou da Caderneta de Saúde da Criança no ato da matrícula dos alunos da educação infantil e da primeira etapa do ensino fundamental.
Além deste, a pauta prevê a análise de mais de 70 projetos de lei, a maioria de autoria dos deputados, além de cinco matérias da Governadoria.
A proposta do deputado Francisco Oliveira prevê que, quando constatado irregularidade na vacinação do aluno, cabe à escola:
1 - informar aos pais ou ao responsável que vacinas a criança deixou de tomar;
2 - esclarecer a família do aluno a respeito da importância da vacinação na infância;
3 - Orientar os pais ou o responsável a procurar imediatamente um posto de saúde para regularizar a imunização da criança.
4 - Comunicar o Conselho Tutelar caso o documento não seja apresentado.
A vacina é o procedimento que visa produzir anticorpos no organismo, contra determinado agente infeccioso, antes que uma infecção seja causada por esse micro-organismo. A prevenção de algumas doenças tem maior relevância na infância, já que alguns distúrbios comuns, se mal curados nesse período da vida, podem ter consequências irreversíveis. A vacina é a maneira mais simples e eficiente de prevenir algumas doenças.
Segundo o parlamentar, faz-se necessária a vacinação de todas as crianças e, principalmente, das crianças que estão sendo escolarizadas, já que estas mantêm contato direto com outras, haja vista que a vacina inibe a ação de um agente infeccioso.