Semana de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é prevista em projeto
O projeto de Lei nº 943/16 do deputado Gustavo Sebba (PSDB) institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Com parecer favorável do relator deputado Bruno Peixoto (PMDB), o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e segue agora para fase de 1ª discussão e votação em Plenário.
De acordo com o art. 2º da propositura, a Semana terá como objetivos a conscientização da população através de procedimentos informativos, educativos e organizativos sobre os males provocados pela doença e formas de tratá-la; promoção de palestras, conferências e campanhas para informar a população sobre a doença; provimento de atendimento, exames e orientações para a população portadora da doença.
Segundo Gustavo Sebba, a Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica, autoimune e não tem cura, podendo apenas ser controlada. O diagnóstico de esclerose múltipla pode ser difícil, uma vez que é grande a variedade e remissão dos sintomas. Portanto, o projeto de Lei “tem como intuito promover a conscientização da população através de procedimentos informativos sobre os males provocados pela doença e formas de tratamento”, conclui.