José Vitti comemora vitória do PSDB e partidos aliados nas eleições
Presidente estadual do PSDB, o deputado José Vitti comemora a vitória dos partidos da base aliada do governador Marconi Perillo nessas eleições municipais. Segundo o parlamentar, na computação dos resultados, a base aliada elegeu os prefeitos de 77% dos 246 municípios de Goiás.
José Vitti ressaltou que esse resultado deixa evidente que o povo compreendeu que as dificuldades administrativas do Governo são passageiras. “Em razão da crise econômica nacional, tivemos dificuldades de caixa, mas o governador Marconi já está superando essa crise, para dar sequência às obras no Estado".
Principal partido da coalizão estadual, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos – 77, além de integrar a aliança que levou Vanderlan Cardoso (PSB) para o 2° turno em Goiânia.
O PSDB foi seguido pelo PMDB, que venceu em 42 municípios. O PP, que também integra a base de apoio do governador, é o terceiro partido que mais elegeu prefeitos, com vitória em 22 municípios.
Falando sobre o resultado das eleições, José Vitti informou ainda que outros cinco partidos da base aliada apresentaram um saldo positivo. O PR elegeu 18 prefeitos; o PSD, 15; o PTB elegeu 12; o PSB, 10 prefeitos e o PPS conquistou quatro prefeituras.
A base do Governo conquistou as prefeituras da maioria dos grandes municípios do Estado: elegeu os prefeitos de 9 dos 15 maiores municípios do Estado – em dois, Goiânia e Anápolis, haverá segundo turno com participação da base aliada. A base venceu em Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí e Planaltina.
Em Jataí, no Sudoeste goiano, venceu Vinicius Luz, do PSDB. Em Trindade, Jânio Darrot (PSDB) venceu com 31,7% dos votos válidos.
Em Itumbiara, o deputado estadual José Antônio (PTB), que substituiu José Gomes (PTB), morto em atentado na última quarta-feira, venceu com 67,27% dos votos. Em Luziânia, o ex-deputado federal Marcelo Melo (PSDB) aguarda decisão da Justiça Eleitoral, que indeferiu a candidatura adversária. Em Valparaíso, Pabio Mossoró (PSDB) venceu com 51,76% dos votos. Em Planaltina, Doutor Davi (PROS), cuja coligação é formada pelo PSDB, obteve 37,49% dos votos.
A base aliada estadual também venceu em Palmeiras de Goiás, onde Vando Vitor (PSDB) obteve 68,61% dos votos.
Em Posse, o PSDB elegeu Wilton Barbosa (PSDB) venceu com 57,01% dos votos. Conforme José Vitti, no Nordeste goiano, a base aliada elegeu todos os prefeitos. Ele cita os municípios de Uruaçu e Porangatu. A base aliada também venceu em São Miguel do Passa Quatro, Goianira e Cristianópolis.
A base aliada, na avaliação de José Vitti, computa vitórias de prefeitos, que mesmo filiados a partidos de oposição, apoiam o atual Governo do Estado. Dentre eles, cita os municípios de Hidrolândia e Cidade de Goiás, onde a prefeita Selma Bastos, do PT, tem como vice um nome do PSDB.