Eleições 2016
O tema principal dos discursos realizados pelos deputados na sessão plenária desta terça-feira, 4, foi eleições municipais realizadas neste domingo, 2, onde quatro deputados foram vitoriosos na urnas. São eles: Adib Elias (PMDB), eleito para Catalão, Ernesto Roller (PMDB) para Formosa, Renato de Castro (PMDB) para Goianésia e Zé Antônio (PTB) para Itumbiara. O petebista substituiu José Gomes da Rocha (PTB), que morreu após um atentado durante carreata, no último dia 28.
Logo após o período de apresentação de matérias, o presidente Helio de Sousa (PSDB) suspendeu a sessão para prestar homenagem, com um minuto de silêncio, ao ex-deputado e ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), e ao cabo da Polícia Militar, Vanilson Pereira, assassinados na última semana, durante carreata naquele município.
Todos os deputados que estavam no Plenário assinaram Moção de Solidariedade às famílias do ex-prefeito José Gomes e do cabo Vanilson Pereira, vítimas de assassinato.
Primeiro a falar da tribuna, o deputado Zé Antônio (PR) desabafou sobre a dor que disse sentir pela perda de José Gomes. “É uma das maiores dores da minha vida. Temos que ter altivez para que num momento como esse, o processo democrático não seja atingido. A cidade está de luto, por uma pessoa amiga, que tinha o dom, como poucos, de conquistar a todos ao seu redor. Hoje quero lembrar desse grande homem, pai, irmão, ex-prefeito e ex-deputado”, lamentou Zé Antônio.
O parlamentar lembrou que o partido precisou ser forte e manter a união, e por decisão da maioria, ele foi escolhido como substituto de Zé Gomes na disputa pela prefeitura local, agradecendo os mais de 67% dos votos conquistados no último domingo. “Quero reforçar meu compromisso de manter o projeto de governo e o ideal político de Zé Gomes, e lembrar que a cidade de Itumbiara aguarda ansiosa a solução desse caso. Quero expressar minha gratidão à essa Casa pela maciça participação na nossa última homenagem e despedida ao Zé”, agradeceu. Quando retornou à bancada, Zé Antônio recebeu um abraço do deputado Álvaro Guimarães (PR), seu adversário na eleição de Itumbiara.
Diálogo
O deputado Simeyzon Silveira (PSC), apoiador da candidatura do prefeitável Vanderlan Cardoso (PSB) ao Poder Executivo goianiense, comemorou a vitória dele ao segundo turno das eleições, agradecendo a todos que acreditaram no projeto para Goiânia. “Quero agradecer a todos que entenderam que o diálogo com a sociedade e um modelo propositivo e moderno precisavam continuar em Goiânia”. E continuou: “Temos que tirar nossa cidade da dormência que se encontra e trazê-la para o protagonismo do desenvolvimento do Estado de Goiás”, defendeu.
O deputado também disse “repugnar” a estratégia de outros candidatos de tentarem descontruir a imagem de Vanderlan Cardoso e o conceito da campanha, o que, para ele, é uma postura lamentável.
Simeyzon também aproveitou para parabenizar a todos os colegas parlamentares que se candidataram na disputa por prefeituras de municípios goianos, em especial, a Adib Elias (PMDB), eleito para Catalão, Ernesto Roller (PMDB) para Formosa, Renato de Castro (PMDB) para Goianésia e Zé Antônio (PTB) para Itumbiara. O petebista substituiu José Gomes da Rocha (PTB), que morreu após um atentado durante uma carreata, no último dia 28.
Em defesa de Álvaro Guimarães (PR), concorrente a prefeito de Itumbiara nessas eleições, Simeyzon afirmou não ter dúvida do caráter do parlamentar e defendeu que a história dele não seja manchada por conta de especulações que estariam ligando o nome dele ao crime cometido. “Em momentos assim pessoas fazem julgamentos errados. Eu sei que o tempo e as investigações vão mostrar o que aconteceu. Que a justiça seja feita em Itumbiara”, disse.
O deputado Henrique Arantes (PTB) também subiu à tribuna para expressar os sentimentos em relação ao assassinato do candidato à Prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB). “Uma mistura de sentimentos me abordou nesta última semana. Fiquei muito tocado pelo assassinato covarde do meu amigo José Gomes. Reconheço a dedicação do cabo da PM, Vanilson João Pereira, que salvou a vida dos demais que se encontravam na carreta, inclusive meu pai, Jovair Arantes”, conta.
Henrique Arantes parabenizou o novo prefeito eleito em Itumbiara, Zé Antônio (PTB).” Eu fiquei muito feliz com a eleição do meu amigo Zé Antônio. Ele é jovem e, com certeza, o cargo irá amadurecê-lo bastante como político", salientou.
O parlamentar encerrou o discurso dizendo que votará contra o projeto de lei que pretende reduzir gratificações dos servidores estaduais da área da Saúde, caso a proposta volte para Assembleia. “Sou totalmente contra esta propositura. Eu não votarei para que tire um centavo de gratificação do salário da categoria”, afirmou.
O deputado Ernesto Roller (PMDB) agradeceu pelo que chamou de “votação histórica” recebida em Formosa. Também manifestou sua gratidão aos presidentes de partidos que, mesmo estando aliados à base do governo, o apoiaram, como é o caso dos deputados Henrique Arantes (PTB) e Lucas Calil (PSL).
Ernesto Roller também lamentou o crime ocorrido em Itumbiara, manifestou solidariedade ao deputado Álvaro Guimarães (PR) e repudiou comentários de que os assassinatos poderiam ter motivação política. “São declarações irresponsáveis que levantaram estas suspeitas. Espero que, em breve, as forças institucionais responsáveis venham a público dizer o que aconteceu”, enfatizou Roller.
Santana Gomes (PSL) prestou homenagem ao cabo da PM, Vanilson João Pereira, de 36 anos, morto no atentado. “É lamentável o que aconteceu em Itumbiara. Venho aqui deixar meu apoio à família do cabo Vanilson, que teve uma atitude heroica para proteger a vida de outros cidadãos de bem”, afirmou o deputado, também lamentando a morte de ex-servidor de seu gabinete, que foi vítima de assalto, também na semana passada.
Renovação
Já o deputado Francisco Jr (PSD destacou o desempenho de seu partido na campanha à prefeitura de Goiânia. “O PSD acreditou na importância de investir na renovação e na mudança”, disse. O parlamentar agradeceu, ainda, a aliança feita com o PTB e todo o apoio dado à sua candidatura.
“Fizemos uma campanha honesta, correta, limpa e propositiva. Vimos nas urnas que a população quer mudanças, pois houve uma aceitação significativa da nossa proposta”, analisou. E continuou: “A população não quer mais saber o que um político pensa do outro, ela quer saber o que um político vai fazer para melhorar a sua vida”, disse.
O parlamentar disse, ainda, que iria se reunir com os prefeitáveis Vanderlan Cardoso (PSB) e Iris Rezende (PMDB) para definir o seu apoio no segundo turno das eleições. “Eu vou ouví-los e, na medida do possível, vamos tomar uma decisão sensata e responsável para Goiânia. Vamos fazer essa escolha de forma responsável e coerente, pois dedico a minha vida e a minha história a essa cidade”, ressaltou.
Francisco também cumprimentou os colegas parlamentares que disputaram prefeituras de municípios goianos, e parabenizou Adib Elias (PMDB), eleito para Catalão, Ernesto Roller (PMDB) para Formosa, Renato de Castro (PMDB) para Goianésia e Zé Antônio (PTB) para Itumbiara.
Na ocasião, o deputado também se solidarizou com seu colega de Parlamento, deputado Álvaro Guimarães (PR). Ele disse não ter dúvida de que Álvaro nada tem a ver com o acontecido em Itumbiara na última quarta-feira, 28, quando o candidato a prefeito José Gomes, de quem Álvaro foi concorrente, foi assassinado.
O deputado estadual Lincoln Tejota lamentou a morte de Zé Gomes e salientou que não crê em nenhum envolvimento do deputado estadual Álvaro Guimarães (PR), que também disputava o pleito em Itumbiara. “Conheço a sua índole. Não podemos admitir essa possibilidade”, frisou.
O 2º vice-presidente da Casa, além de cumprimentar todos os deputados que disputaram eleições em Goiás, disse ainda acreditar na capacidade e no trabalho de deputado estadual Zé Antônio (PTB), substituto de Zé Gomes na candidatura e que acabou logrando êxito nas urnas.
A deputada Isaura Lemos (PC do B) também lamentou o assassinato de José Gomes. “Ele era uma pessoa brilhante, que conseguia transmitir vivacidade e alegria por meio dos seus discursos. José Gomes era de origem humilde, porém, foi um vitorioso. Ele conseguiu se eleger como deputado estadual, deptuado federal e prefeito de Itumbiara”, explica.
Isaura relembrou a gentileza que o amigo José Gomes da Rocha fez a ela antes do fato ocorrido. “Ele construiu 13 casas em Itumbiara e colocou meu nome no conjunto habitacional. As famílias carentes foram selecionadas em um programa de rádio, e a inauguração foi muito bonita”, conta.
Isaura Lemas finalizou o discurso se manifestando contra os dois projetos que tramitavam na Casa. O primeiro referente à redução das gratificações dos servidores estaduais da área da Saúde e, o segundo, sobre a proposta que previa pagamento do reajuste para PI e PII dos professores de Goiás. “A questão dos professores está suspensa, por hora. Não houve entendimento de ambas as partes”, concluiu.
Último deputado a ocupar a tribuna durante o pequeno expediente desta terça-feira, 4, o deputado José Nelto (PMDB) cumprimentou os quatro deputados estaduais da atual legislatura que foram eleitos prefeitos no último dia 2.
Também aproveitou para comentar o crime que levou à morte o candidato José Gomes da Rocha. O parlamentar cobrou urgência das autoridades na elucidação do crime.
Enaltecendo os índices obtidos nas urnas pelos deputado Adib Elias, Ernesto Roller e Renato de Castro, todos do PMDB, respectivamente nas cidades de Catalão, Formosa e Goianésia, José Nelto parabenizou-os e desejou sucesso em suas administrações.