Presidente Helio de Sousa recebe vítimas do césio 137
Integrantes da Associação dos Contaminados Irradiados e Expostos pelo Césio 137 participam na manhã desta quarta-feira, 5, de audiência pública com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB), afim de apresentar reivindicações de benefícios.
O presidente da Casa deu abertura aos trabalhos dirigindo a mesa com a presença do presidente da entidade, João de Barros, e com duas pessoas que foram expostas pelo césio, Natércio Ivo e Lisalva Marinho.
Helio de Sousa informou sua agenda logo mais, às 9h30, com o governador Marconi Perillo (PSDB), para tratar, entre outros assuntos, da greve da saúde estadual e oportunamente sobre as reivindicações feitas na audiência.
Segundo João de Barros as solicitações são: equidade dos benefícios à todos os servidores do Consórcio Estadual Rodoviário Intermunicipal; inclusão e permanência de familiares nos benefícios do Ipasgo; alteração do plano de saúde para todos os pensionistas; e o pagamento imediato das pensões retroativas.
Após despachar com o Governador o deputado Helio de Sousa revelará a resposta aos requerimentos dos integrantes da associação dos contaminados pelo césio 137. O acidente radiológico com o césio-137, em Goiânia, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada, no centro da Capital.