Programa proposto por Diego Sorgatto aborda educação ambiental nas escolas estaduais
Tramita na Assembleia o processo nº 2953/16, que dispõe sobre a criação do programa Reciclar, iniciativa do deputado Diego Sorgatto (PSB). A proposta tem o objetivo de promover educação ambiental nas escolas da rede pública estadual de Goiás, por meio da implantação de sistema de coleta seletiva de resíduos recicláveis.
O texto da matéria aponta que, sob a orientação da direção e do corpo docente, a escola deverá promover a separação do lixo reciclável “em recipientes dispostos no interior das escolas, em local de fácil acesso para sua posterior comercialização”.
A proposta também estabelece que o lucro obtido com a reciclagem do lixo seja usado em benefício da própria escola, segundo avaliação de prioridades. Tal definição compete a um Conselho responsável pelo lixo, que, ainda conforme o projeto, deve ser formado em cada escola no início de todo ano letivo.
Se aprovado o projeto, caberá aos professores, de forma interdisciplinar, promover atividades que conduzam os estudantes à apresentação de trabalhos sobre a temática ambiental.
A justificativa da matéria acrescenta que o programa Reciclar tem a intenção de gerar reflexão e conscientizar “para a necessidade de preservação do meio ambiente, integrando à comunidade escolar, pais, alunos e profissionais da área de educação, na busca do desenvolvimento sustentável ambiental”, explica o parlamentar.
O texto foi aprovado preliminarmente em Plenário no último dia 6 e encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).