Padre João Batista fala na TV Assembleia sobre o feriado de Nossa Senhora Aparecida
O programa Entrevista, da TV Assembleia, apresentado pela jornalista Luciana Martins e que está no ar a partir desta terça-feira, 11, recebeu o Padre João Batista de Lima, que é um dos responsáveis pela Paróquia de Aparecida de Goiânia, para falar sobre o feriado nacional em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.
A Lei Federal nº 6.802 de 1980 decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil.
Durante sua fala, o padre ressaltou a importância que Nossa Senhora Aparecida tem no país e frisou que desde 1929 ela é considerada a padroeira do Brasil. “Ela foi declarada padroeira do país pelo Papa Pio XI em 1930. Segundo relatos, a princesa Isabel foi quem fez a doação do primeiro manto e primeira coroa a imagem de Nossa Senhora”, conta.
Essa imagem está exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, cidade do interior do Estado de São Paulo.
Padre João Batista explica que esse nome “Aparecida” foi designado à imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada em um rio em outubro de 1717. De acordo com a história da Padroeira do Brasil, três pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram designados pelo governador da capitania de São Paulo à época a fazer uma pescaria.
Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem.
“Depois que encontraram a imagem, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Esse foi o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida”, explica Padre João Batista.
Quando questionado sobre outros milagres intercedidos pela Santa, o padre conta que no subterrâneo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida estão vários relatos, fotos, imagens, objetos, tudo simbolizando os milagres feitos pela Santa. “São milhares de objetos deixados ali. É uma forma de gratidão e também de pedido por intercessão de nossa padroeira”, afirma.
Em 2017 comemoram-se 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. O padre conta que a Igreja do Brasil juntamente com a Basílica de Aparecida criaram uma proposta para que a imagem de Nossa Senhora peregrine por todas as Paróquias da Arquidiocese até junho de 2017. “Em outubro do próximo ano teremos a festa em comemoração ao jubileu de 300 anos de bênçãos da padroeira do Brasil”, conclui.
O programa Entrevista entra no ar nesta quarta-feira, 12, na TV Assembleia, que pode ser acessada através do canal 8 da Net e pelo Portal da Casa. O programa é reprisado em diversos horários, podendo ser assistido quando se acessa o ícone TV Assembleia.