Policiais condecorados
A Assembleia Legislativa de Goiás homenageou na manhã desta sexta-feira, 21, cinco policiais militares com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por iniciativa do deputado Lucas Calil (PSL). A banda de música da Polícia Militar do Estado de Goiás abriu o evento com a execução do Hino Nacional brasileiro.
O deputado Diego Sorgatto (PSB) presidiu a sessão especial, de cuja mesa diretiva participaram o secretário de Estado em exercício da Segurança Pública e Administração Penitenciária, coronel Edson Costa Araújo, representante do Governador Marconi Perillo (PSDB); e os homenageados com a honraria: 1º tenente PM Hugo Jorge Bravo de Carvalho, 1º tenente PM José Alberto Viana Cortez Júnior, 3º sargento PM Alessandro Mariano da Silva, 3º sargento PM Edeny Nunes Pereira e o cabo da PM Michel Motti Vieira.
Ao fazer uso da tribuna o autor da iniciativa, deputado Lucas Calil, falou um pouco sobre a história da Polícia Militar. “A Polícia Militar foi criada no ano de 28 de julho de 1858, pelo presidente da província de Goyaz, Dr. Januário da Gama Cerqueira. Desde então ao longo da história sempre tivemos a presença dessa força guardiã atuando e defendendo o povo goiano e trazendo paz aos seus lares”, contou.
“O policial militar hoje enfrenta diversas dificuldades e sem dúvida é considerado um herói, um conceito merecido pela bravura demonstrada nas ações do dia a dia”, afirmou.
Segundo o deputado o trabalho dos homenageados não foi pautado em dinheiro ou bens materiais, porém, teve como objetivo o bem-estar coletivo. “Devemos nos lembrar da importância do amor ao ofício, realizar com garra e energia todos os desafios que nos são impostos. Hoje homenageio homens que fazem isso com honra e não pedem nada em troca, trabalham honestamente e são firmes no propósito de defender com suas vidas, dos mais carentes, até os mais afortunados”, sustentou.
O 1º tenente Hugo Jorge Bravo de Carvalho discursou em nome dos demais homenageados em agradecimento pela Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo goiano a pessoas que se destacam no desempenho de suas funções.
“Em nome dos homenageados agradecemos, primeiramente, a Deus. Agradecemos nossos pais e demais familiares que nos emprestam todos os dias para servir às pessoas do Estado de Goiás. Hoje vocês estão homenageando pessoas que se dedicam de corpo e alma ao exercício da PM”, afirmou.
Hugo Jorge contou que a PM de Goiás tem, a cada dia, combatido de forma veemente o crime em Goiás. “A PM tem em si duas funções: controle e proteção social. Não somos a favor de Direitos Humanos para um grupo menor, mas sim, Direitos Humanos para todas as pessoas”, sustentou. E concluiu: “Nossos policiais são guerreiros. Somos o manto de proteção da sociedade para assegurar a cidadania. A PM, cada vez mais precisa disso, de valorização e de reconhecimento.”
A sessão especial foi realizada no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás.