Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi debate a saúde da população negra durante audiência

21 de Outubro de 2016 às 17:52

A deputada delegada Adriana Accorsi (PT) promove na próxima quinta-feira, 27, audiência pública para discutir a saúde da população negra no Dia Nacional de Mobilização da Saúde da População Negra e Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. O evento será realizado às 13h30, no Auditório Costa Lima, da Casa de Leis.

A deputada delegada Adriana Accorsi já apresentou durante seu trabalho parlamentar diferentes projetos voltados para a população negra. A parlamentar destaca também sua atuação dentro da CPI que investigou denúncias de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes da comunidade quilombola Kalunga, no município de Cavalcante, em Goiás.

Na área da saúde, Adriana Accorsi apresentou dois projetos de lei, acerca da hemoglobinopatia “S” ou doença falciforme, que atinge principalmente as pessoas da raça negra. No primeiro projeto, Adriana propõe a instituição do programa de assistência integral às pessoas portadora da doença no Estado e autoriza o Poder Executivo a criá-lo. Já o segundo projeto é voltado para a realização anual da Semana Estadual de Conscientização da doença no período de 17 a 23 de junho durante todos os anos.

De acordo com a parlamentar, a doença é grave e pouco conhecida, tanto que, se não for diagnosticada e tratada rapidamente, pode ocasionar a morte do indivíduo. “Nos portadores da doença falciforme, as hemácias, em vez de redondas, tomam a forma de meia lua ou foice. Essas células têm dificuldade de passar pelas veias que levam o sangue para os órgãos, causando entupimento e muitas dores”, frisa.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.