Comissão de Finanças aprova isenção de IPVA a portador de deficiência na compra de veículo
Foi aprovado pela Comissão deTributação, Finanças e Orçamento o processo nº 1719/2015, do deputado Lucas Calil (PSL), que concede isenção de IPVA para portador de deficiência – não condutor - na compra de veículo automotor. O projeto de lei, deliberado na tarde desta quarta-feira, 26, já está apto a duas votações em Plenário.
“Por óbvio, muitas deficiências são incompatíveis com a direção veicular, o que não quer dizer que aqueles que as têm tenham menos direito à isenção do IPVA, por não serem os condutores de seus veículos”, justifica o parlamentar.
De acordo com ele, as isenções de IPVA para deficientes não condutores até ocorrem, mas que dependem de se postulação judicial. "Assim, ante ao exposto, nossa orientação é que se proponha uma alteração na Lei nº 11.651/1991, especificando quais as deficiências ocasionariam a isenção em tela, afim de que se realize uma subsunção de cada caso clínico à norma definidora do direito, para que este se torne mais previsível e para que não haja a necessidade de se recorrer a um pedido judicial (ao menos no momento inicial)", conclui.