Helio de Sousa vai abrir a campanha Novembro Azul no dia 9, no saguão interno da Alego
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Helio de Sousa (PSDB), fará a abertura da campanha Novembro Azul, na próxima quarta-feira, 9, às 9 horas, no saguão interno do Palácio Alfredo Nasser. A propósito, a Alego ganhou decoração especial, motivando os servidores a participarem desse evento, já tradicional na Casa.
Para deflagração da campanha Novembro Azul/2016, a Seção de Serviço Social está programando uma série de atividades, em parceria com a Diretoria Geral, Diretoria de Recursos Humanos e Divisão de Saúde e Promoção Social. O evento tem como principal objetivo alertar os servidores e os visitantes sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com a chefe da Seção de Serviço Social, Neide Castro, será montado um mural de informações e os servidores vão distribuir panfletos explicativos no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser. Lacinhos na cor azul, que representam o símbolo da campanha, serão distribuídos, também, no ambiente interno da Casa.
O prédio do Legislativo estadual recebeu luzes azuis, que servirão para conclamar a população goiana a aderir à campanha de prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.
“É preciso vencer o preconceito, pois a prevenção é fundamental”, alerta o urologista Délio de Souza Bastos, aposentado do Departamento Médico da Casa, que fará palestra na abertura oficial da campanha. O tema será “Prevenção do Câncer de Próstata”.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás somente do câncer de pele. Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, está iluminando pontos turísticos em várias cidades e distribuindo panfletos explicativos, via movimento Novembro Azul.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgou as atualizações para o diagnóstico do câncer de próstata e estipula mínimo de 45 anos para homens com histórico familiar e negros e 50 para os demais. O Novembro Azul é uma campanha da SBU em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, que pretende incentivar o exame da próstata e deixar as pessoas mais informadas sobre o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil.
Sobre o câncer de próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do Inca é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos. Porém, quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.