Arte em Correntes
A Assembleia Legislativa recebe, essa semana, a exposição "Arte em Correntes" produzida pelo artista plástico Newton Pinheiro. A mostra será montada no saguão de entrada da Casa, nesta terça-feira, 8. A iniciativa é da Seção de Atividades Culturais da Casa de Leis, dentro do projeto Terça Cultural.
O artista conta que a criação das peças surgiu em 1976, quando ele ainda morava em Goiânia. Newton Pinheiro começou a trabalhar com peças de metal, e a partir daí passou a inventar suas obras de arte. Atualmente, reside em Silvânia. O artista plástico é autodidata e torneiro mecânico. “Eu me considero um catador de ferro velho. Em minhas mãos o lixo vira luxo”, explica.
Newton Pinheiro expõe pela primeira vez na Assembleia, mas relata que já levou a "Arte em Correntes" para outros lugares, por exemplo, Palácio do Governo, Praça Cívica e Centro de Convenções, no qual expôs na Feira Internacional dos Artesãos do Interior.
“Eu trarei para a Casa Legislativa 15 peças para serem expostas. Dentre elas estão um gorila, boi, cavalo, mula, motoqueiro fantasma, índia segurando um peixe, todas em tamanho natural. Além de outras peças menores, como máquina de costura e carruagem”, cita.
O artesão explicou que leva em média 80 dias para produzir cada peça e utiliza correntes de moto, bicicleta e sucata em geral. “Meu intuito é transformar o lixo em peças criativas”, finaliza.
O Projeto Terça Cultural da Assembleia Legislativa tem o objetivo de promover a cultura goiana nas suas mais diversas manifestações, nas áreas de pintura, música, artesanato, dança, literatura, folclore e outras formas da arte. A mostra de Newton Pinheiro é mais uma realização em parceria da Seção de Atividades Culturais da Assembleia com o Programa do Artesanato Goiano. Todas as peças estarão à venda durante a exposição, que permanece aberta ao público até dia 25 de novembro.